- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCom ampliação da faixa etária, jovens até 19 anos e profissionais da...

Com ampliação da faixa etária, jovens até 19 anos e profissionais da saúde podem vacinar contra meningite

A estratégia é reforçar a cobertura vacinal que no último ano não conseguiu atingir a meta de 95% do Ministério da Saúde.

Meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. É causada por bactérias, vírus e fungos, no entanto, nem todas são contagiosas.

No caso da vacina meningocócica C, que está sendo ofertada neste momento, protege contra o sorogrupo C da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Essa bactéria provoca a meningite meningocócica, que é contagiosa e tem sua transmissão dada por gotículas e secreções.

Os principais sintomas conhecidos são: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Até então, a vacina só era indicada para crianças com menos de 12 meses. Como a cobertura no Distrito Federal está em baixa, chegou a 75,8% em 2021, que é o menor índice registrado para crianças nessa faixa etária, a Secretaria de Saúde (SES) optou por ampliar a idade para conseguir manter a cobertura vacinal na cidade.

Sendo assim, pessoas com até 19 anos de idade que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina meningocócica C podem procurar as salas de vacinação de rotina nos postos de saúde para se imunizarem. Além disso, profissionais da saúde da rede pública ou privada, também podem receber o imunizante.

A estimativa é que essa ampliação se mantenha até fevereiro de 2023, então voltará a ser indicada para crianças com menos de 12 meses.

É importante ressaltar que quem já tomou alguma dose da vacina meningocócica ACWY, que atualmente está prevista no calendário vacinal para crianças de 11 e 12 anos, não deve receber uma nova imunização. Logo, a orientação é consultar o cartão de vacina antes de procuras os postos.

A neurologista Adriana Ferreira Barros Areal, referência técnica distrital (RTD) da área, alerta sobre a gravidade da infecção e que pode deixar sequelas.  “Se o paciente não for tratado em tempo, além de sequelas, pode até morrer”.

No caso de pessoas adultas, a taxa de mortalidade pode chegar a 10% quando não houver tratamento em tempo hábil. Para crianças, as sequelas são principalmente no desenvolvimento cognitivo, motor, podendo apresentar crises convulsivas.

 

Continue Lendo

Comissão da Câmara Legislativa aprova medidas que impulsionam empreendedorismo no Distrito Federal

Na tarde desta terça-feira (23), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) se reuniu para deliberar sobre...

Vacinação contra dengue volta a focar público de 10 a 14 anos

A campanha de vacinação contra a dengue no Distrito Federal está novamente direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14...

Comentários

Últimas notícias