- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalVacina da Poliomielite disponível para crianças a partir de segunda (08)

Vacina da Poliomielite disponível para crianças a partir de segunda (08)

A campanha segue até 9 de setembro com o dia D marcado para 20 de agosto. Crianças de 1 a 5 anos incompletos são o público-alvo.

Na próxima segunda-feira (08), começará a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 5 anos incompletos no Distrito Federal.

Ao mesmo tempo, vai estar ocorrendo a atualização do calendário vacinal para crianças e adolescentes de até 15 anos. A campanha segue até 9 de setembro em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s). Em 20 de agosto, será o Dia D de mobilização nacional.

O intuito das campanhas é sempre aumenta a cobertura vacinal da faixa etária estabelecida, além de servir como incentivo para atualização das cadernetas de vacinação geral.

O público estimado para a vacinação é em 199,6 mil crianças. Já no caso de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, o total esperado é de 395,9 mil pessoas.

A poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda causada por vírus que pode provocar paralisias irreversíveis.

Segundo o relatório de 2022 da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil é um dos países que apresenta maior risco de reintrodução da doença, devido ao sua baixa cobertura vacinal para a doença nos últimos anos.

A vacina contra a paralisia infantil é administrada em dois formatos diferentes: injetável e a famosa gotinha.

A vacina inativada, poliomielite (VIP), é um imunizante trivalente injetável em três doses aplicadas em bebês de 2 meses (1ª dose), 4 meses (2ª dose) e 6 meses (3ª dose).

No caso da vacina oral, poliomielite (VOP), é considerada um reforço do esquema primário em duas doses para crianças a partir de 15 meses (1ª dose) e a partir de 4 anos (2ª dose).

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias