As aulas presenciais das escolas públicas do DF estão previstas para retornarem a partir do dia 2 de agosto e já conta com a imunização de 56 mil profissionais da área. Neste domigo (11) o governador em exercício, Paco Britto, presenciou de perto o último dia de campanha de vacinação dessa classe de servidores no posto localizado no Parque da Cidade.
A campanha desses profissionais inciou no dia 18 de junho e eles estão recebendo a Vacina Jansen da Johnson & Johnson, que precisa de apenas uma dose, diferentemente das demais, aplicadas em duas doses. O DF é a única federação que vacinou os diversos servidores da Educação, como serventes, merendeiras, secretários escolares, professores e diretores.
A Secretaria de Educação divulgou que 100% dos profissionais da rede pública foram imunizados até o fim do dia. O secretário Leandro Cruz frisou a importância da garantia de imunização também da rede privada que já retornou suas atividades e necessita que esse percentual seja atingido.
Ao longo de todo o domingo quatro postos estavam disponíveis para garantir a conclusão desse plano de vacina, os agendados contavam com os postos de Taguatinga (Taguaparque), Ceilândia (Sesc), Parque da Cidade e Torre de Tv.
“Poderemos, assim, garantindo a vacina com apenas uma dose aos profissionais da educação, permitir a volta às aulas no início de agosto, preservando vidas, que sempre foi o foco do Governo do Distrito Federal”, explicou Paco Britto.
Paco Britto ainda destacou a importância da população não deixar de se vacinar por querer escolher imunizante, tendo em vista que todos os disponíveis no DF possuem autorização da Anvisa sendo assim bons e confiáveis.
No DF, estão disponíveis para a população as vacinas Coronavac (vacina do Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac), a britânica Oxford-Astrazeneca e a Pfizer BioNTech – todas com a necessidade de duas doses para imunização completa e eficaz.