O Qualifica DF, programa criado pela Secretaria de Trabalho (SETRAB), que tem como objetivo a capacitação profissional que permita dar autonomia financeira aos seus beneficiários, oferece cursos profissionalizantes e gratuitos para os moradores do Distrito Federal.
Nesse ano serão ofertadas 24 mil vagas nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática. Aproximadamente 12 mil dessas vagas já estão disponíveis para inscrições no site da Secretaria de Trabalho até o dia 3 de abril.
Visando oferecer cursos em áreas que tenham maior demanda social, a seleção das especialidades formativas baseou-se na análise das combinações de vagas que mais apareceram nos bancos de intermediação das 14 agências do trabalhador.
“Fizemos estudos de todas as vagas que são ofertadas no processo de intermediação e as dificuldades para encontrarmos pessoas qualificadas dentro do perfil do mercado. A nossa ideia é que todo esse circuito de qualificação possa atender essa demanda para contratação”, explica Thales Mendes, secretário de Trabalho.
Os cursos acontecerão em oito regiões administrativas espalhadas pelo DF: Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto e Sobradinho II.
Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros em situação regular no país, moradores do DF, com idade mínima de 16 anos e escolaridade compatível com a área desejada.
Assim sendo, as inscrições poderão ser realizadas no site da Secretaria de Trabalho. Os inscritos participarão de um sorteio eletrônico para definição das vagas. O resultado será divulgado no mesmo site. Ao final do curso de qualificação, os alunos entram no banco de intermediação de vagas da pasta.