A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) proporciona um trabalho de formação constante de docentes, buscando promover uma educação de qualidade. O desenvolvimento dessa atividade na Secretaria de Educação perdura há 33 anos, sendo a única escola dedicada exclusivamente a treinar e formar professores em todo Brasil.
Ao longo do ano passado, a EAPE formou 21.305 servidores e colaboradores de instituições parceiras. Nesse ano, nos três primeiros meses, o número de educandos é de 5.429.
Presentemente, a escola reúne 131 formadores em sua equipe. Todos são professores da rede pública de ensino e passam por processo seletivo para que possam ministrar as capacitações aos alunos.
Visando trazer mais oportunidades de formação nas 14 coordenações regionais de ensino, a instituição criou um programa conhecido como “EAPE vai à Escola”, no qual os formadores deslocam-se às escolas e realizam ações que vão ao encontro das necessidades pedagógicas específicas, participando de coletivas com as escolas, encontros com as coordenações e oficinas com os professores.
“A capacitação continuada faz diferença na carreira de todo profissional, porque ele se atualiza para trazer melhorias ao processo de aprendizagens dos estudantes. A EAPE é nossa casa de formação e precisamos cuidar dela para que continue sendo referência”, explica Maria das Graças de Paula Machado, subsecretária da EAPE.