Na próxima quarta-feira (6), um dos maiores desafios nacionais de saneamento e uma obra de grandes dimensões, o Sistema Produtor Corumbá, será inaugurado.
A cerimônia que acontecerá na Estação de Tratamento de Água Corumbá, tendo seu início às 11h, com a presença dos governadores do DF e do Goiás, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado, respectivamente. Além dos presidentes das companhias de saneamento do DF (Caesb), Pedro Cardoso, e de Goiás (Saneago), Ricardo Soavinski.
Cerca de R$ 500 milhões foram investidos na primeira fase do projeto. Diante do crescimento populacional, espera-se que o Sistema Corumbá alivie a necessidade de adição de novos aquíferos para o DF, permitindo que a região continue seu desenvolvimento.
O Sistema Produtor de Água do Corumbá é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, com estruturas de tratamento para que a água se torne potável e distribuída assim à população do Distrito Federal e de Goiás. Um total de quase 1,3 milhão de pessoas serão abastecidas.
O sistema reforçará o abastecimento na região sul do Distrito Federal. Isso inclui cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas que estão em processo de concretização, por exemplo, Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles.
De forma indireta, a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também será beneficiada pela geração de excedentes no Sistema Descoberto.
No caso de Goiás, os municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, também serão atendidos.
O reservatório de água do Corumbá IV possui seu ponto de captação em Luziânia (GO). A partir dessa etapa, a água passa pela Elevatória de Água Bruta e continua, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água Corumbá. Na sequência, a água é encaminhada por meio de redes de distribuição para Goiás e o Distrito Federal.