- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalRegulariza-DF garante 1.447 escrituras para moradores de sete regiões da capital

Regulariza-DF garante 1.447 escrituras para moradores de sete regiões da capital

Programa ainda legalizará moradias familiares em outras dez localidades.

Após décadas de espera, o Governo do Distrito Federal (GDF) com o programa Regulariza-DF, espera entregar 1.500 escrituras para famílias de baixa renda.

O programa pertencente a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), vai alcançar moradores de mais dez regiões administrativas (RAs) no Distrito Federal.

Após quatro etapas iniciais, o Regulariza-DF já assegurou 1.447 escrituras em sete diferentes regiões, nas quais irá concretizar o sonho de moradores que não tinham a documentação oficial de suas casas em mãos.

Trata-se de um trabalho realizado em Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris), com vista a beneficiar famílias com renda de até cinco salários mínimos e que são ocupantes originais da moradia.

Todos os meses a Codhab chama moradores das localidades para apresentação dos documentos para regularização do imóvel. Em seguida, passa por uma análise e então lança-se o edital com o nome dos habilitados.

Uma vantagem é que o GDF entrega os documentos àqueles contemplados de forma gratuita, são eles: as escrituras, lavradas em cartório, e o lote em definitivo.

Essas ações só puderam ser colocadas em prática por conta da nova Lei da Regularização Fundiária Urbana (Lei Complementar nº 986/2021) de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que simplifica procedimentos de regularização e moderniza as regras de regularização fundiária urbana previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot).

Para iniciar os atendimentos nas localidades, a companhia faz uma pesquisa de lote em lote para verificar os possíveis beneficiários do programa. Além disso, outras RAs como Itapoã, no Pôr do Sol e no Vale do Amanhecer (Planaltina) estão passando por estudos para começarem a serem atendidas.

A meta da Codhab é regularizar cerca de 150 mil imóveis pela capital até o fim de 2023. O investimento no programa é de R$ 50 milhões.

O diretor-presidente do órgão, João Monteiro, pontua: “Ainda há pessoas que não possuem a escritura do seu lar, o que é um direito” e acrescenta: “É um esforço diário da Codhab com o objetivo de trazer tranquilidade aos moradores do DF”.

Localidades beneficiadas nas últimas quatro etapas:

–  Samambaia: 495 escrituras

–  Recanto das Emas: 493 escrituras

–  Riacho Fundo II: 373 escrituras

–  Ceilândia (becos): 65 escrituras

–  Brazlândia: 8 escrituras

– Areal (Arniqueira): 7 escrituras

– Riacho Fundo : 6 escrituras

Total: 1.447 escrituras

Continue Lendo

Fuzileiros Navais são homenageados na Câmara Legislativa do DF

O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foi homenageado em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada na última...

Novo programa no Hospital de Base busca diminuir infecções pós-cirúrgicas

Celebrado em 11 de abril, o Dia do Infectologista é um momento para reconhecer a importância desses especialistas na prevenção, diagnóstico e controle de...

Comentários

Últimas notícias