- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalSecretaria de Educação do DF apresenta Plano de Urgência pela Paz nas...

Secretaria de Educação do DF apresenta Plano de Urgência pela Paz nas Escolas a secretários de todo país

Reunião do CONSED abordou temas como a violência escolar e a necessidade políticas intersetoriais para o enfrentamento da situação.

Foi realizada nesta segunda-feira (18), em Brasília, a reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED).

Os principais temas abordados na ocasião foram a violência escolar, que é cada vez mais recorrente em vários estados do país, e a necessidade de políticas intersetoriais para o enfrentamento da situação.

Na ocasião, a secretária de Educação Hélvia Paranaguá representou o Distrito Federal. A titular da SEEDF foi convidada pelo presidente do CONSED, Vitor de Angelo, a falar sobre o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas.

Esse plano chamou a atenção dos participantes por ter sido construído em articulação que envolve diversas pastas, reunindo secretarias de Educação, de Segurança, de Saúde, de Justiça e Cidadania, de Esporte e Lazer, e de Juventude.

Nesse sentido, essa iniciativa foi levada de imediato às 126 escolas nas quais foram detectadas os maiores números de casos de brigas e agressões entre estudantes. Dentre as ações tomadas, se destacam as práticas de saúde integrativas, como o programa de Saúde Escolar, e as práticas integradas complementares, que envolvem atendimento com psicólogos e debates entre os alunos.

No mais, além dos programas mencionados, outra ação que será realizada é o Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz, que estará em todas as escolas do DF nessa semana.

A ação preventiva contará com revista nos pertences dos estudantes e das salas de aula, sempre que solicitada pelas direções escolares, além do reforço no policiamento, com apoio do Batalhão Escolar, e de rodas de conversa e atividades pedagógicas nas unidades de ensino.

Nesse contexto, Vitor de Angelo, presidente do CONSED, exaltou a importância do colegiado e recordou que durante o período da pandemia da Covid-19 ficou claro o papel articulador e agregador do Conselho: “O CONSED está inteiramente à disposição de todos os secretários estaduais de Educação, para facilitar a gestão também nesses meses finais. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir”, afirmou.

Finalmente, durante a reunião do CONSED, que foi a segunda ordinária e a primeira presencial do ano, cada um dos participantes fizeram um rápido balanço sobre suas gestões e refletiram sobre os planos para os próximos meses. Além disso, o encontro proporcionou que os novos secretários se apresentassem aos demais, visto que nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, os antigos titulares saíram para concorrer nas eleições de 2022.

Continue Lendo

Fuzileiros Navais são homenageados na Câmara Legislativa do DF

O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foi homenageado em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada na última...

Novo programa no Hospital de Base busca diminuir infecções pós-cirúrgicas

Celebrado em 11 de abril, o Dia do Infectologista é um momento para reconhecer a importância desses especialistas na prevenção, diagnóstico e controle de...

Comentários

Últimas notícias