Programado para este sábado (30), o dia D da vacinação, com o objetivo de combater à gripe e ao sarampo, acontecerá em 79 pontos de atendimento com início às 9h até às 17h.
No dia D, a imunização atenderá a gestantes puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Também serão atendidas pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A campanha contra a influenza foi iniciada no dia 4 de abril e no DF já atende aos idosos com 60 anos ou mais e as crianças com idades entre 6 meses e 4 anos. Esse público continuará sendo vacinado no sábado (30).
O público-alvo da campanha é igual a 1.086.550 de pessoas da população do DF e a meta é vacinar 90% desse grupo até o dia 3 de junho. No entanto, em 2021, a campanha atingiu somente 67,4% da meta estabelecida.
Importante ressaltar que a vacina contra a gripe esse ano já inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, que causou surtos em dezembro a fevereiro gerando sobrecargas nos sistemas de saúde públicos e privados.
Sarampo
Essa campanha contra o sarampo acontece no momento no qual há uma baixa cobertura vacinal, o que traz o risco de novos casos.
“Um único doente com sarampo é capaz de infectar de 15 a 18 pessoas”, ressalta Pedro Zancanaro, secretário adjunto de Assistência à Saúde.
Nesse caso, o público-alvo são crianças de 6 meses a 4 anos de idade, que corresponde a 182 mil crianças e a meta é imunizar 95% delas.
Ainda, a vacinação contra a covid continua acontecendo de forma rotineira nos postos em todo Distrito Federal.
Clique aqui para conferir a lista dos locais de vacinação de rotina.