- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalModelo de energia solar fotovoltaica chegará em Águas Claras

Modelo de energia solar fotovoltaica chegará em Águas Claras

O modelo do tipo modular será instalado no parque ecológico da região administrativa, outras localidades também receberão equipamentos de menor porte.

O Distrito Federal ganhará uma nova usina solar fotovoltaica, especificamente, no Parque Ecológico de Águas Claras. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) estima que a implantação aconteça no segundo semestre de 2022, sendo parte da estratégia da promoção de energia limpa prevista no Planejamento Estratégico – 2019 a 2060.

A energia fotovoltaica é aquela gerada a partir da captação da luz solar, que é então convertida em corrente elétrica. Uma das principais vantagens é o fato de ser renovável, sendo então alternativa aos combustíveis fósseis.

O projeto piloto da Sema, desenvolvido por meio do CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), servirá de modelo para iniciativas semelhantes.

O modelo central será instalado em Águas Claras, no entanto, outras infraestruturas menores serão colocadas em outras unidades de conservações que são administradas pela Sema: O Parque do Cortado, que abriga o Hospital Veterinário de Brasília, o Jardim Botânico e o Zoológico.

A energia que é gerada pelo sistema, aproximadamente 500 kWp será injetada no processo de distribuição e compensada de acordo com o regramento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A intenção é que o cidadão possa ir até a usina para visitação e assim, possa entender um pouco mais sobre o funcionamento do sistema, com o objetivo de promover o conhecimento sobre energias renováveis.

O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, destaca: “Além de proporcionar uma economia de recursos, que poderão ser aplicados em outras áreas, a usina fotovoltaica modelo vem atender uma das prioridades da política ambiental no DF: a mitigação das emissões de carbono e o combate à mudança do clima”.

Em visita técnica no dia 26 de abril, uma equipe com gestores e técnicos do projeto CITinova esteve no local da instalação da futura usina piloto no Parque Ecológico de Águas Claras: uma área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados.

A usina tem modelo modular e pode ser expandida para outros locais da capital. Inaugurando, no Brasil, uma nova prática, de geração de energia limpa pelo governo, mas com financiamento internacional, da Global Environment Facility (GEF), com implementação a cargo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Continue Lendo

Tecnologia avançada assegura drenagem segura sob a linha do metrô no Setor Policial Sul

Na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro, esteve no Setor Policial Sul para acompanhar o...

Câmara Legislativa homenageia gestores escolares do Guará em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) homenageou diretores e vice-diretores da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará, vinculada à Secretaria de Educação...

Comentários

Últimas notícias