Praticamente todo o Distrito Federal, nesta segunda-feira (16), passará a contar com a coleta seletiva de porta em porta.
O objetivo dessa coleta é recolher materiais recicláveis (papel, plástico, metal) que não devem ser misturados ao lixo comum.
De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), serão atendidas 32 regiões administrativas (RAs) que serão subdivididas em 23 áreas. No entanto, o Sol Nascente/Pôr do Sol ficará de fora da ampliação do atendimento.
O aumento de RAs se dá pelo contrato com mais 11 cooperativas que utilizam materiais recicláveis, somando-se com as empresas que já prestam serviço de limpeza urbana, serão 22 ao total.
O investimento é de aproximadamente R$ 12,6 milhões e beneficiando mais de 1,4 mil catadores do DF.
Com a ampliação das áreas, condomínios horizontais no Jardim Botânico, Paranoá, Sobradinho e Park Way; e as regiões de Arniqueira, SCIA/Estrutural e Jardins Mangueiral, vão receber essa coleta especial.
Também será feita a ampliação total do atendimento na Colônia Agrícola Samambaia, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), na Fercal e em Brazlândia.
O assessor especial da Diretoria Técnica do SLU, Francisco Mendes, destaca: “Na verdade, vamos ter uma ampliação das áreas com o porta a porta. Esperamos que a comunidade participe, separando o lixo. A população tem, no mínimo, três ganhos com esse serviço: ambiental, geração de renda para catadores e mitigação do aterro sanitário”.
A expectativa com as novas cooperativas é que 87% do material recolhido seja reaproveitado, além disso, que a população engaje na separação do lixo. “Teremos uma interação mais humana e participativa. Espero uma sensibilização, porque a população vai saber que aquele resíduo vai para um catador, o que quer dizer rendimento para famílias”, ressalta Mendes.
Com intuito de incentivar a separação do lixo, o SLU lança a campanha Cartão Verde, na qual há uma orientação para condôminos sobre a coleta seletiva e de acordo com o resultado, cartão com cores serão aplicados:
-Cartão Vermelho: resíduos muito misturados;
-Cartão Amarelo: resíduos menos misturados mas ainda não é o ideal;
-Cartão Verde: resíduos completamente separados;
Os garis avaliam a qualidade uma vez por semana e aplicam os cartões três vezes. O objetivo é mostrar a importância da coleta seletiva dentro de casa.
Resíduos recicláveis que devem ser separados para coleta seletiva (coloque tudo em um saco separado – verde ou azul)
Papel e papelão
– Jornais, revistas, impressos em geral;
– Papel de fax;
– Embalagens longa-vida. Desmanchar caixas de papelão e evitar dobrar ou amassar os papéis.
Plásticos
– Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
– Potes de creme, xampu, condicionador;
– Tubos e canos;
– Brinquedos;
– Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
– Isopor. Limpe rapidamente as embalagens de plástico.
Metais
– Molas e latas;
– Latinhas de cerveja e refrigerante;
– Esquadrias e molduras de quadros.