O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
Nesse sentido, as notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). No mais, os participantes ainda podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Assim sendo, as inscrições para realizar o Enem 2022 terminam neste sábado (21). Essas podem ser feitas na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
Em vista disso, os estudantes que cursam a 3ª série do ensino médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção da taxa. Para que não possui direito a isenção, o valor é de R$ 85,00 e deve ser pago até 27 de maio, via boleto bancário, pix ou cartão de crédito.
Este ano, também será aplicada a versão digital do Enem, que serão realizadas nas mesmas datas da versão impressa, em 13 e 20 de novembro. O Enem Digital é exclusivo para concluintes do Ensino Médio e para as pessoas que já tenham concluído essa etapa.
Nessa modalidade, a prova será aplicada em laboratórios de informática de instituições escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC). O local da prova será divulgado no cartão de confirmação, em data próxima à prova.
A prova
A estrutura do exame será a mesma para as modalidades impressa e digital: quatro provas objetivas que se dividem nas seguintes áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática.
O exame também aplica uma redação. Além disso, durante o processo de inscrição o participante ainda deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.
Atualmente, o Distrito Federal (DF) conta com aproximadamente 81 mil estudantes que estão cursando o ensino médio, em 93 escolas da rede pública que atendem esta etapa educacional.