- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProfissionais da educação são orientados quanto ao acompanhamento de alunos com diabetes

Profissionais da educação são orientados quanto ao acompanhamento de alunos com diabetes

Diabetes nas Escolas, uma iniciativa do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh), curso está com sua primeira edição na regional de ensino de Taguatinga até 7 de junho.

Parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação e a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) criou o curso Diabetes nas Escolas. Que orienta e capacita os profissionais da rede pública de ensino do DF com relação aos direitos e deveres das instituições de ensino e dos estudantes com a doença.

Voltada para a regional de ensino de Taguatinga, a primeira edição do curso teve início em 12 de abril e segue até 7 de junho.

Todos os anos a Secretaria de Educação faz o mapeamento dos estudantes com necessidades alimentares específicas, o que inclui a diabetes tipo I. O último Censo Escolar no DF foi feito em 2020, na qual 217 alunos tinham a doença na rede pública e particular conveniada no Distrito Federal.

Dessa forma, o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) teve a iniciativa de promover o curso após a Diretoria de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais (Diaspe), da Secretaria de Educação, dividir as informações sobre os alunos com diabetes.

O curso é composto por nove aulas sendo dois encontros presenciais, é abordado a alimentação saudável, contagem de carboidratos e especificidades da doença.

“Com a capacitação, os profissionais da educação poderão atuar de forma ativa no manejo e na assistência às crianças e aos adolescentes com diabetes tipo I, oferecendo informações confiáveis e ajudando no relacionamento com os colegas. E sabendo identificar as intercorrências, encaminham o aluno para o serviço de referência, conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Saúde”, ressalta Karistenn Brandt, nutricionista da Gesnut.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Marcella Lamounier, salienta a importância do controle da diabetes que envolve um esforço diário e por isso é fundamental o suporte escolar. “Faz a diferença para a continuidade do tratamento e o controle da doença, o que também reflete positivamente no desempenho escolar dos alunos”.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate políticas públicas para pacientes com lúpus em simpósio especial

Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu, nesta segunda-feira (5), um simpósio voltado a pacientes, familiares,...

Novo Centro de Referência da Mulher é inaugurado no Recanto das Emas para combater violência e promover autonomia

A partir desta terça-feira (6), o Recanto das Emas conta com um novo aliado no enfrentamento à violência de gênero: o Centro de Referência...

Hospital de Taguatinga se destaca no uso racional de medicamentos e na humanização do tratamento

A utilização incorreta de medicamentos pode gerar riscos graves à saúde. Para reforçar a importância do uso consciente, o Brasil celebra nesta segunda-feira (5)...

ABBP emite nota de repúdio à CPI proposta por Reginaldo Veras sobre suposta “roubalheira dos aposentados”

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de fraudes envolvendo aposentados no Distrito Federal gerou reação imediata da Associação...

Programa de Educação Precoce garante atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento

A notícia de que estava grávida de gêmeas siamesas unidas pela cabeça abalou profundamente a farmacêutica Camilla Vieira, então com 23 anos. Os desafios...

Comentários

Últimas notícias