- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDia de Combate ao Glaucoma alerta a população sobre os riscos da...

Dia de Combate ao Glaucoma alerta a população sobre os riscos da doença

O diagnóstico precoce diminui as chances da pessoa perder a visão devido à enfermidade, que não tem cura.

Nesta quinta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que objetiva conscientizar e alertar a população sobre os riscos desse problema de saúde.

Nesse sentido, o Glaucoma pode ser entendido como uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo óptico e, consequentemente, comprometimento visual. Caso não receba tratamento adequado, pode levar à cegueira.

Essa doença pode aparecer, com mais frequência, em pessoas a partir de 40 anos de idade. No entanto, pode ocorrer em qualquer faixa etária, a depender da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Assim sendo, embora a enfermidade seja assintomática no início, a perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Desse modo, é imprescindível um diagnóstico precoce para diminuir as chances da pessoa não perder a visão, dado que o Glaucoma não tem cura.

No Brasil, estima-se que mais de um milhão de pessoas sejam acometidas dessa enfermidade. Inclusive, alguns grupos são mais suscetíveis à doença. É o caso da população negra, bem como pacientes com diabetes, hipertensão, alto grau de miopia ou histórico de glaucoma na família.

Dessa forma, o tratamento é realizado com medicamentos, procedimentos com laser e cirurgias, de acordo com a indicação médica. Aqui no Distrito Federal, os hospitais regionais de Taguatinga (HRT), da Asa Norte (Hran), e o Hospital de Base, oferecem atendimentos em oftalmologia.

Ademais, a rede pública de saúde do DF ainda disponibiliza medicamentos no Núcleo de Farmácia do Componente Especializado, com unidades no Gama, na Ceilândia e na Asa Sul. A medicação ajuda a normalizar a pressão intraocular, impedindo o avanço da doença.

Para obter os fármacos, o paciente deve preencher formulários e entregar exames. “Depois de apresentar os documentos, a farmácia fornece os medicamentos”, afirma Núbia Vanessa Lima, especialista e referência técnica distrital em oftalmologia.

Campanha

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) vem realizando a campanha 24 horas pelo Glaucoma, com foco de estimular a população a buscar o diagnóstico precoce da doença. Essa iniciativa teve início no dia 20 de maio e vai até a próxima terça-feira (31).

Nesse período, prédios e monumentos serão iluminados por luzes verdes, que representam o trabalho de combate à doença. O Congresso Nacional, por exemplo, refletiu o verde dos dias 21 a 24 e volta a divulgar a cor no período de 26 a 31 de maio.

Continue Lendo

Aplicativo inovador fortalece combate à dengue com mapeamento de focos do Aedes aegypti no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está na etapa final de desenvolvimento do aplicativo “e-Visit@ DF Endemias”, uma ferramenta que promete revolucionar...

Projeto Prato Chef leva alta gastronomia ao Restaurante Comunitário do Varjão

Nesta terça-feira (26), o Restaurante Comunitário do Varjão inaugura o Projeto Prato Chef, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e a...

Comentários

Últimas notícias