Donos de vans escolares do Distrito Federal protestam em frente ao Palácio do Buriti na manhã desta terça-feira (09/06) para pedir socorro ao governo e solicitar auxílio emergencial.
Segundo o presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do DF (Sintresc-DF), Nazon Simões Vilar, a categoria está prejudicada desde o início da quarentena pela pandemia do novo coronavírus.
Uma comissão com representantes do setor será recebida no local pelo secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras.
“Os motoristas de vans escolares estão pedindo socorro. A nossa categoria está sofrendo. Estamos tentando negociar com o governo há três meses e ainda não tivemos nenhum retorno. Não conseguimos mais segurar a categoria que está passando dificuldades. A nossa pauta é para pedir o auxílio emergencial do governo para que essas famílias possam levar alimentos para suas casas.”
A presidente da Cooperativa dos Transportadores Escolares e Turismo do DF (Cootetur), tia Denise, disse que os motoristas aguardam por uma resposta imediata.
“Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. A nossa situação está muito complicada. A gente já foi recebido e ainda não tivemos nenhum avanço nas tratativas. Só vamos embora com alguma definição.”
Por volta das 8h30, os organizadores da manifestação estimam que, pelo menos, mil vans ocupam a Praça do Buriti.
“Só vamos sair depois que a gente for atendido pelo GDF. Pretendemos descer a Esplanada dos Ministérios para protocolar um documento junto ao governo federal. Queremos a garantia da suspensão temporária das parcelas dos veículos financiados ou o adiamento das mensalidades para o fim do empréstimo, sem acarretar novos juros”, Disse Nazon.
Viaturas do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) acompanham a manifestação no local. O trânsito não está comprometido.
*Com informações do Metrópoles