O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC/DF), abriu inscrições para o Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que poderão ser feitas de 7 a 22 de junho, na página da Escola do Governo.
Essa iniciativa vai destinar 75 bolsas de estudo para servidores públicos efetivos, empregados públicos do Distrito Federal e ex-alunos da rede pública de ensino do DF.
Nesse sentido, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF), com início de aulas já no segundo semestre de 2022. O programa de concessão de bolsas na UDF é parte de um acordo firmado entre o GDF e essa instituição de ensino e já existe desde o fim da década de 1960.
De acordo com o edital de inscrição, o programa contempla os 21 cursos do centro universitário. Dentre eles, graduações em direito, administração, biomedicina, contabilidade, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês.
“Ter a bolsa de estudos foi uma grande oportunidade que tive na vida, porque concluí minha graduação em administração pública e pude ter ascensão na minha carreira”, explica Itamar Feitosa, secretário de Economia, que foi beneficiado com uma bolsa de estudos na década de 1980. “Considero o programa um incentivo enorme para os servidores públicos do DF e agora, também, um grande incentivo para o cidadão que quer, mas não tem condições de pagar uma faculdade”, conclui.
No mais, a vice-diretora executiva da Escola de Governo (Egov) e presidente da Comissão do Programa de Seleção das Bolsas de Estudo, Raquel Aben-Athar, exalta que a iniciativa já transformou a vida de milhares de famílias do DF. “Fomentamos oportunidades, desenvolvimento e transformamos vidas com este programa. Muitas histórias de famílias inteiras que são beneficiadas com a chance de um ensino superior gratuito e de qualidade. Desde a criação, a Escola de Governo é parceira desta iniciativa inspiradora”, afirma.
Processo de seleção
O processo para concessão das bolsas de estudo terão etapas distintas para servidores públicos e sociedade civil.
No caso dos candidatos da administração pública, são critérios de seleção o tempo de serviço, a assiduidade, o número de dependentes, a remuneração e o nível de escolaridade.
Já no que diz respeito aos candidatos da sociedade civil, as exigências incluem a conclusão dos três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino do DF; ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2021 e ter obtido média mínima de 400 pontos; além de comprovar hipossuficiência de renda familiar.
Finalmente, das 75 vagas ofertadas, 37 são para servidores públicos e 38 para membros da sociedade civil. A divisão é feita por curso ofertado e período das aulas.
Serviço
– Programa de Concessão de Bolsas de Estudo, junto ao Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF).
– 2º semestre de 2022.
– Inscrições de 7 a 22 de junho.
– Página oficial do programa: clique aqui.