No período de 30 de maio a 4 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal realizaram 18.003 testes de covid-19. Esse levantamento foi feito pela Secretaria de Saúde (SES) e representa um aumento de 114% em comparação com a semana anterior, quando 8.392 testes foram utilizados.
O orientação dada pela SES é que a população procure umas das 175 UBSs em caso de sintomas que levem a suspeita de covid-19. As unidades possuem horário de funcionamento das 8h às 17h. Para saber sua UBS de referência, clique aqui.
Ao chegar na unidade, antes da testagem, o paciente responde um questionário sobre sintomas e se houve contato com pessoas confirmadas com covid-19. Ao confirmar o resultado positivo, o paciente é orientado pela equipe médica.
A gerente da UBS 1 da Asa Sul, Séfora Hamada, informou que são feitos 400 testes diários. Além disso, a unidade conta com o apoio do Sesc, que também atua no posto de testagem em funcionamento da Rodoviária do Plano Piloto, com funcionamento das 8h às 17h.
Importante ressaltar que as UBSs também são os locais de referência para o atendimento de outras doenças, como por exemplo, resfriados e dengue. No caso de urgências e de emergências, os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) podem ser procuradas.