Estão abertas as vagas para o curso de robótica do Programa Include, que foi idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI/DF) em parceria com o Instituto Campus Party.
Criado em 2020, o Include já capacitou mais de 2 mil jovens em 12 espaços – Plano Piloto, Sol Nascente, Ceilândia, Samambaia, Gama, Estrutural, Café sem Troco, Santa Maria, Recanto das Emas, Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), Paranoá e Itapoã.
Durante as aulas, os estudantes aprendem a desenvolver placas fotovoltaicas, trabalhar na automação de casas, construir robôs em impressoras 3D, pilotar drones, técnicas para se tornarem web designers, dentre outras atividades.
Desse modo, o curso tem vagas abertas para o mês de agosto e tem cinco meses de duração. No mais, as vagas são destinadas para pessoas de 12 a 20 anos de idade, que sejam estudantes de escola pública ou bolsista em escola privada.
Em relação aos alunos menores de 18 anos, os responsáveis receberão via e-mail os termos para que sejam aceitos. Sem esse retorno, a matrícula não poderá ser concluída.
Assim sendo, as inscrições estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser realizadas neste link. Vale dizer que todos os encontros são gratuitos.
No Itapoã, por exemplo, as aulas acontecem toda segunda-feira, pela manhã, e quinta-feira, no período da tarde. Cada turma nessa cidade tem em média 13 alunos. A expectativa é que com as novas inscrições, sejam ofertadas mais de 1.100 vagas para todos os 12 espaços – sendo que serão 90 oportunidades presenciais para cada laboratório, além de 30 vagas para participação online.
“O Include é um programa que visa promover inclusão social, digital e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes, que não têm acesso à tecnologia e educação”, destaca Elísio Luz, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.