Neste domingo (17) foi realizada uma pesquisa pelo Instituto Quaest que mostra um desfecho favorável para o atual governador Ibaneis Rocha nas eleições de 2022.
A previsão para o segundo turno é a disputa entre o ex-governador José Roberto Arruda (PL) e o atual governador Ibaneis Rocha (MDB).
A pesquisa registrada na justiça eleitoral sob o nº 08227/2022 e BR 04749/202, o governador Ibaneis Rocha, tem 28% das intenções de voto e Arruda (PL), 25%.
Neste cenário os brasilienses preferem manter Ibaneis que segue com uma boa avaliação de administração em seu primeiro mandato, do que devolver o poder ao ex-governador Arruda.
Arruda deixou o poder do Distrito Federal em 2010 após se envolver em um esquema de corrupção que o levou à carceragem da Polícia Federal.
As alegações são de que o ex-governador tentou obstruir as investigações da Operação da Caixa de Pandora.
No levantamento espontâneo quando não é citado o nome do candidato, 15% disseram que votariam em Ibaneis enquanto 5% afirmam que votam em Arruda.
Em todos os cenários a pesquisa apontou que haverá segundo turno entre os dois pré-candidatos caso Arruda seja premiado com um salvo-conduto dado pela Suprema Corte, em processo a ser julgado no dia 3 de agosto.
Inicialmente o processo já foi anulado pelo STF pelo Ministro André Mendonça, indicado pelo Presidente Bolsonaro.
Ibaneis conta com uma boa avaliação de seu governo, o que o deixa numa posição mais confortável que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, também do PL.