No Distrito Federal, a população participa cada vez mais da manutenção das cidades. Diante desse cenário, o Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza a central de atendimento – por meio do número 162 – e o site da Ouvidoria, para que os moradores possam registrar pedidos, reclamações e sugestões de serviços.
Dentre os tipos de melhoria de infraestrutura urbana mais requeridos, estão o recapeamento de vias, limpeza de pontos de ônibus, além de instalação de lixeiras e postes. A partir das demandas registradas, essas são catalogadas e incluídas no cronograma de ações, conforme cada setor, para o manejo dos equipamentos, veículos e mão de obra.
Um exemplo dessas ações ocorreu nesta semana, no qual está em andamento um mutirão de limpeza no Núcleo Bandeirante, com o recolhimento de entulho em geral e higienização de lixeiras.
Nesse sentido, o trabalho teve início na segunda-feira (18) e deve terminar na sexta-feira (22). No primeiro dia, os agentes fizeram a limpeza das lixeiras da Avenida Central e a retirada do entulho do Parque Bandeirante.
Para a escolha dos locais, os mesmos foram determinados através de uma vistoria realizada pela administração regional e por indicação da população. Assim, o mutirão passará por toda a cidade, observando as demandas registradas nas centrais de atendimento e dando prioridade para os pontos que necessitam de mais atenção.
Por fim, participam dessa iniciativa 17 reeducandos do programa Mãos Dadas – realizado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) – e três funcionários da administração, com apoio de três caminhões, dos modelos trucado, toco e pipa.
Serviço
Além do site e canal da Ouvidoria, por meio do número 162, a população pode telefonar ou ir diretamente à uma administração regional. Confira aqui os contatos e endereços.