Nesta terça-feira (25), em entrevista, o atual presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e eleito Deputado Federal, Rafael Prudente (MDB) refletiu sobre sua gestão frente à CLDF e expôs suas expectativas para o novo mandato.
Rafael expressou que pretende buscar investimentos principalmente na área da saúde, para contração de novos profissionais, defendendo a criação de empregos e ampliando programas de qualificação e injetando dinheiro em obras de infraestrutura. “Hoje temos uma fila imensa [vagas para médicos na rede pública] e o governo não consegue ocupar essas vagas. Precisamos zerar essa fila”, afirmou o deputado.
Ao ser perguntado sobre o fundo constitucional e a paridade dos agentes da Polícia Civil, Rafael Prudente disse apoiar esta causa, porém, que a “autonomia do fundo constitucional, deve ter um percentual mínimo para as forças policiais”. “A paridade é justa”.
Sobre o tema transporte público da capital, Prudente falou sobre a tarifa técnica que foi criada na época do governo de Agnelo Queiroz, e que deve ultrapassar dois bilhões neste período, pois não houve aumento no valor das passagens mesmo com outro de diesel e no custo operacional das empresas de ônibus. Sendo assim, o deputado indica uma proposta de tarifa zero. “Quem paga R$2 bi paga R$2,8 bi ”.
Ainda sobre o tema, mostrou satisfação com a liberação do transporte público no segundo turno das eleições. “É de muita importância a decisão do governo do DF que acatou a decisão do judiciário e liberou o transporte coletivo no dia da eleição. Precisamos garantir as condições necessárias para que a população chegue às urnas para exercer sua cidadania”, manifestou.
O presidente da CLDF ainda desmentiu boatos que teria alguma participação na composição do novo governo de Ibaneis Rocha(MDB) que foi reeleito no cargo de governador. “Não há nenhuma possibilidade de assumir qualquer outra função que não seja para a qual fui eleito, como deputado federal”.
“A população elegeu o deputado Rafael Prudente para defender as pautas e ajudar o DF como deputado federal. A minha missão é essa. Vou cumprir o meu mandato integralmente, porque foi isso que combinei com os meus eleitores”, completou.