Nesta quinta-feira (27), o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início ao processo de renovação da ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
Entre os serviços que serão realizados, estão previstos a troca do piso, das portas, do forro de gesso e dos dutos de ar-condicionado, de água quente, de esgoto e de vácuo. A estimativa para conclusão das atividades é de 40 dias.
No mesmo período, também será realizada a manutenção dos equipamentos de apoio aos oito leitos de UTI adulta e cinco de UTI pediátrica, com recursos do Programa de Descentralização de Aquisições de Saúde.
Dessa forma, durante o processo de manutenção, os pacientes que necessitarem de leitos de UTI serão encaminhados para outras unidades, como o Hospital Regional de Samambaia ou o Hospital Regional de Ceilândia.
De acordo com Loyani Katrina Ipac, que é diretora administrativa da Região Sudoeste de Saúde, o HRT foi construído no início dos anos 1970, e em virtude disso, as instalações são muito antigas. “A tubulação será trocada porque a antiga apresentava vazamentos”, relata a diretora.
Vale destacar que a realização desses serviços só será possível pois decorre de um novo contrato regular assinado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
No que diz respeito aos novos contratos assinados pela SES-DF, a publicação dessa quarta-feira é referente a 19 lotes da contratação, de um total de 28. Ao todo, em um ano, serão investidos R$ 74 milhões para melhorar as condições físicas de 297 unidades de saúde. Assim, a reforma do HRT é a primeira grande ação prevista pela pasta.
“Esses novos contratos vão ajudar os gestores a melhorar a infraestrutura dos espaços. Vão servir para conserto de infiltrações em telhados, pintura, arrumar banheiros, reparar pisos em centros cirúrgicos e ambulatórios. Estamos comemorando muito essa contratação”, aponta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.