- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEstratégia Saúde da Família possui mais de 1 milhão de pessoas cadastradas...

Estratégia Saúde da Família possui mais de 1 milhão de pessoas cadastradas no DF

SES-DF duplicou número de equipes. Ampliação também permite melhorar orçamento para atender a população

Nesta terça-feira (8) foi realizada uma reunião do Conselho de Saúde do Distrito Federal na qual abordou sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF). Foi apresentado que o DF alcançou a marca de 1.980.729 pessoas cadastradas por equipes da ESF.

Esse número é expressivo pois além de gerar conhecimento sobre a realidade das pessoas atendidas pela rede pública de saúde, amplia os acessos aos serviços. “Nós podemos fazer a entrega das políticas públicas de acordo com as necessidades da população”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Nos últimos cinco anos, o número de pessoas cadastradas cresceu nove vezes: eram 223.908 no início de 2018. Esse crescimento só foi possível pelo investimento na contratação de servidores públicos que saltou de 300 para 598 nesse mesmo período. Hoje, são cerca de sete mil profissionais envolvidos.

A Secretaria de Saúde ressalta que o trabalho de cadastramento da Estratégia Saúde da Família tem impacto direto no orçamento da pasta. Pois o Ministério da Saúde repassa os recursos para o DF de acordo com o número de pessoas cadastradas. “Essa ampliação do número de cadastros é importante para mostrar o tamanho do trabalho desempenhado pelas nossas equipes”, frisou.

Mesmo na pandemia, Lucilene Florêncio, destacou a ampliação da Estratégia Saúde da Família. Houve aumento no número de cadastrados em todas as regiões do Distrito Federal. “O cadastro não é apenas para a gente conhecer, é uma fonte de informações”, explicou a gestora.

O maior número de pessoas cadastradas está na região de saúde sudoeste, que engloba Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas. São 461.195 pessoas cadastradas. Em 2022, o maior crescimento foi na área do Plano Piloto, Cruzeiro, Varjão, Asa Sul e Asa Norte, com aumento de 16%.

Assessor da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (Coaps), o enfermeiro Adriano de Oliveira ressaltou a importância dos profissionais que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família. “O agente comunitário de saúde é o grande ator estratégico para a ampliação desse trabalho, mas toda a equipe é desafiada”, disse o enfermeiro.

A equipe e atendimento

Formadas por médico, enfermeiro de família, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, as equipes de Estratégia Saúde da Família são a ponta do atendimento à população.

Os profissionais oferecem a primeira assistência ao cidadão, no nível da atenção primária. Conforme a necessidade, são agendados atendimentos em unidades básicas de saúde ou em outras unidades, como ambulatórios especializados e hospitais.