A retomada do calendário escolar presencial da rede pública do Distrito Federal está adiada.
Com data de referência para 31 de agosto, o retorno gradual dos alunos para as salas de aula vai ficar para depois.
A decisão foi tomada como forma de precaução, para evitar o aumento de contaminações pela Covid-19 a partir do convívio de crianças, adolescentes e adultos no ambiente escolar.
A nova data será definida de forma que garanta a segurança de todos.
A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (19) em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.
“A decisão é fruto de grande debate com escolas, comunidade escolar e com observação científica da evolução da curva da pandemia. A data era de referência, mas neste momento, apesar de as escolas estarem prontas para o retorno, isso será adiado pela vida e saúde de todos”, declarou o secretário de Educação, Leandro Cruz, que se reuniu virtualmente com gestores de 686 colégios na manhã desta quarta.
De acordo com ele, o comportamento da pandemia seguirá em acompanhamento para que as providências de retorno às aulas presenciais sejam tomadas de forma segura.
Ainda não há data definida para o retorno presencial.
Continua em vigor o Decreto 40.939, de 2 de julho de 2020, que autorizou a retomada a partir de 3 de agosto, deixando a organização do calendário a critério da Secretaria de Educação.
“Mesmo o decreto possibilitando a volta, só faremos quando estivermos em condições epidemiológica perfeitas para isso”, avisou o titular da Educação.
Os preparativos para a retomada das atividades presenciais vão prosseguir.
Nesta semana, a operação para desinfecção e higienização das escolas da rede pública chegou a 91,2% das unidades.
Das 686 escolas, 626 receberam as equipes do Sanear DF desde que começou, em 27 de julho.
Os protocolos para retorno ainda prevêem distanciamento, disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras de proteção facial e aferição de temperatura, tapetes de desinfecção na entrada das salas.
A testagem dos profissionais da educação que atuam nas escolas será feita pela Secretaria de Saúde, em data a ser divulgada oportunamente.
*Com informações da Agência Brasília