O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou, nesta terça-feira (1°/12), que os bares e restaurantes deverão encerrar o funcionamento às 23h.
A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), poucas horas após o governador Ibaneis Rocha (MDB) falar sobre a possibilidade de adotar medidas restritivas, em função da possível segunda onda de contaminações do coronavírus.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, está reunido com representantes do comércio para definir ações de prevenção.
Se não for possível chegar a um acordo, Ibaneis alertou que o governo local vai voltar a adotar medidas restritivas necessárias.
O ramo mais atingido seria o de bares, “onde temos visto uma aglomeração muito grande”, segundo o governador.
“Ou eles partem para nos ajudar na conscientização, ou infelizmente – ou felizmente, porque tenho que cuidar da saúde da população – vou ter de encerrar o expediente desses locais cada vez mais cedo e implementar restrições em relação ao número de pessoas. Isso tudo está em estudo. Primeiramente, eu parti para a conversa. Caso contrário, vamos adotar medidas para proteger a população”, disse Ibaneis, ainda pela manhã.
Nessa segunda-feira (30/11), Okumoto detalhou medidas de enfrentamento a uma possível segunda onda do novo coronavírus na capital federal.
O chefe da pasta disse que houve aumento na taxa de transmissão da doença.
*Com informações do Metrópoles