Nesta quinta-feira (26), a governadora em exercício Celina Leão assinou o Decreto nº 44.169, que regulamenta a Lei 4.738, de 2011, que diz sobre a realização do carnaval na cidade.
Para tratar sobre as prerrogativas acerta da folia, o secretário de Governo, José Humberto Pires, reuniu-se no Palácio do Buriti com os titulares das pastas envolvidas na festa e com os administradores regionais para definir pontos importantes, como locais de concentração dos blocos e a estrutura necessária de segurança e de apoio aos foliões. O Carnaval de Brasília, intitulado “Carnaval da Paz”, é coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“O objetivo deste encontro é fazer um planejamento com a definição dos locais onde pode haver Carnaval, expectativa de público e a instalação da infraestrutura necessária. Essa reunião foi provocada por representantes dos blocos, promotores do Carnaval e deputados distritais que estiveram aqui no Palácio do Buriti conversando com a governadora Celina. O governo é sensível ao fato de que esta é uma manifestação popular importantíssima para Brasília e, por isso, reunimos aqui todos os órgãos envolvidos nesse processo”, explicou o secretário José Humberto.
O titular da Secretaria de Governo destacou a efetiva participação de todos os órgãos, principalmente as pastas da Segurança e da Cultura que são essenciais para à festa. Além disso, o secretário de Comunicação, Wellington Moraes, informou que haverá uma campanha publicitária voltada para o Carnaval, com o tema “Carnaval da Paz”. A campanha também tratará de pontos de utilidade pública, como respeito à diversidade e combate à violência.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ressaltou a importância da reunião desta quinta-feira para a troca de informações entre os órgãos envolvidos na organização da festa. “Nós estamos, cada vez mais, concentrando as informações para que possamos na próxima semana apresentar um quadro mais claro de como será a organização do Carnaval de 2023, que certamente será o Carnaval da Paz, bonito e seguro. É para isso que todas as secretarias estão trabalhando”, frisou o secretário.
E acrescentou: “Estamos empenhados em oferecer um Carnaval seguro e alegre para a população, da mesma forma que respeitamos aqueles segmentos da sociedade que precisam de tranquilidade. Ninguém vai ser importunado pelo Carnaval”, garantiu.
O tenente-coronel Keldson, integrante da coordenação de Planejamento da subsecretaria de Ações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF garantiu que a folia na capital será em clima de tranquilidade e paz. “A secretaria e as forças de Segurança estão trabalhando em coordenação com as administrações, principalmente a do Plano Piloto, região que vai concentrar a maior parte dos blocos de Carnaval”, frisou. O tenente-coronel disse que onde houver Carnaval vai haver policiamento.