- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalHemocentro lança Unidade Móvel de Coleta de Sangue nesta quarta (8)

Hemocentro lança Unidade Móvel de Coleta de Sangue nesta quarta (8)

Com um investimento de R$ 2,4 milhões, a estrutura terá capacidade de realizar até 100 coletas por dia.

Nesta quarta-feira (8), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançará a Unidade Móvel de Coleta de Sangue. O evento contará com uma cerimônia no Palácio do Buriti às 10h e terá a presença de diversas autoridades, como a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, e do presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto.

Com um investimento de R$ 2,4 milhões, o objetivo do Hemocentro com essa iniciativa é ampliar o acesso da população à doação de sangue. Atualmente, cerca de 1,8% da população do Distrito Federal é doadora de sangue, um índice abaixo da meta mínima de 3% estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas palavras de Osnei Okumoto, a unidade móvel contribuirá para o aumento do número de coletas. “A unidade móvel nos dará a oportunidade de diminuir esse déficit, facilitando a coleta do sangue para aqueles que queiram doar pela primeira vez e para os que já são doadores”, aponta.

Nesse contexto, o presidente do Hemocentro ainda revela que a estrutura possibilitará aos voluntários que façam suas doações nas suas próprias regiões administrativas, sem necessidade de deslocamento para o Plano Pìloto. No mais, o ônibus facilitará o acesso à doação de pessoas que moram em cidades do entorno do Distrito Federal.

“Quando a gente fala que o SUS precisa oferecer acesso aos pacientes, isso também vale para o doador de sangue. A gente tem de dar acesso para que ele possa efetuar suas doações e para que aquele sangue seja usado nos pacientes que estão internados, nos que são atendidos no pronto-socorro necessitando de transfusão e naqueles que têm doenças do sangue, como talassemia e anemia falciforme”, explica Okumoto.

Dessa forma, a unidade móvel terá capacidade de atendimento de 100 pessoas por dia. Com uma tecnologia inovadora, o ônibus do Hemocentro será capaz de armazenar em temperatura adequada as bolsas de sangue coletadas, para processamento de até quatro diferentes hemocomponentes, assim como ocorre nas doações realizadas na sede da instituição.

De resto, os doadores poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site Agenda DF. Os calendários com as datas e os locais que receberão o serviço serão divulgados periodicamente pelo site e pelas redes sociais do Hemocentro.

Vale destacar que no próximo dia 16, a Unidade Móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do Shopping JK Shopping, em Taguatinga, em ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval.

Doe sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. No mais, o processo de doação de sangue leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta. Em caso de o interessado ter passado por cirurgia, exame endoscópico, doença recente, ou tenha contraído gripe e covid-19 nos últimos 15 dias, é indicado que consulte o site do Hemocentro para saber se está apto para doar sangue.

Cabe pontuar que o Hemocentro reforça que uma doação pode salvar até quatro vidas.

Serviço

Cerimônia de entrega oficial da Unidade Móvel de Coleta da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB)

➝ Quando: 8 de fevereiro, às 10h;
➝ Onde: Palácio do Buriti.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias