- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalRestaurantes comunitários dão dicas de planejamento alimentar

Restaurantes comunitários dão dicas de planejamento alimentar

Orientações serão repassadas à população durante o horário de almoço, das 11h às 14h, nas 14 unidades do DF.

Nesta terça-feira (14), as nutricionistas dos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) irão distribuir panfletos e conversar com os frequentadores sobre a importância de planejar o cardápio semanal, verificar a despensa e seguir uma lista de compras para uma alimentação saudável. A ação acontecerá durante o horário de almoço, das 11h às 14h.

“Pensar com antecedência no preparo das refeições e melhor aproveitamento dos alimentos, além de evitar o desperdício, é uma forma eficaz de garantir uma alimentação saudável e adequada – fazer e seguir uma lista de compras, organizar a despensa, adiantar o processo de cozimento dos alimentos, deixar uma parte pré-congelada para facilitar o dia a dia e agilizar o preparo das refeições. Esse cuidado incentiva as famílias a cozinharem em casa e reduz o consumo de alimentos industrializados”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Para a gestora, a segurança alimentar e nutricional não se limita apenas aos programas de acesso ao alimento, como Cartão Prato Cheio e cestas emergenciais. Ela enfatiza a importância da integração das práticas de educação alimentar e nutricional para encorajar o desenvolvimento de habilidades pessoais e autonomia na hora de escolher os alimentos.

“Esse hábito de fazer o planejamento alimentar para as famílias em vulnerabilidade social, que são o nosso público, é fundamental, porque gera economia e evita que elas gastem o recurso que recebem de benefícios sociais com alimentos desnecessários, por exemplo, e que não são nutricionalmente adequados”, reitera a secretária.

Além das orientações nutricionais, os frequentadores dos restaurantes comunitários, nesta terça-feira, terão a opção de saborear um cardápio composto por carne suína ao molho vinagrete, quibe assado como alternativa, ratatouille e flan de coco como sobremesa. Cada refeição nos restaurantes tem o custo de R$ 1, com exceção da população em situação de rua encaminhada pelo serviço especializado em abordagem social da Sedes, que pode almoçar gratuitamente.

Continue Lendo

Conheça os Canais para Denunciar Incêndios Florestais no DF

Com o crescente número de incêndios florestais na capital – só na quarta-feira (18), foram 120 ocorrências registradas e 2.493.327 metros quadrados de área...

Câmara Legislativa debate criação de Programa para Combater Queimadas

O aumento das queimadas no Distrito Federal provocou uma das maiores crises ambientais da história local. Em resposta a essa situação alarmante, o deputado...

Comentários

Últimas notícias