Nesta quarta-feira (15), os secretários de Governo e de Obras, José Humberto Pires de Araújo e Luciano Carvalho, respectivamente, realizaram uma visita técnica ao Túnel de Taguatinga, a maior obra viária em andamento no país.
Durante a vistoria, os secretários percorreram todo o complexo viário, começando no trecho próximo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), passando pela passagem subterrânea, pelo boulevard e chegando à Avenida Elmo Serejo.
De acordo com o secretário de Governo, a caminhada de duas horas teve um saldo positivo. “O que me deixou muito otimista foram as instalações no interior do túnel. As lâmpadas e os ventiladores já estão todos fixados. Agora, estamos na fase de testes”, comenta. “Além disso, estava ansioso para ver a ligação da EPTG com o túnel. E estão trabalhando justamente nisso neste momento”.
A via paralela ao boulevard do Túnel de Taguatinga, que vai da Avenida Samdu até a EPTG, já tem metade de sua pista liberada para o trânsito. No trecho restante, operários trabalham na imprimação do subleito. “É um trabalho de preparação para entrar com o asfalto”, explica José Humberto.
No mais, na visão do secretário de Obras, o processo de pavimentação da marginal sul também foi um dos pontos altos da visita. “Hoje, quem sobe pela Elmo Serejo para acessar o centro de Taguatinga tem que desviar para a Avenida das Palmeiras. Isso causa um transtorno grande para os motoristas”, observa. Luciano Carvalho acredita que, liberada a via inteira, o trânsito fluirá melhor, trazendo mais qualidade de vida para quem trafega na região.
Por fim, para o secretário de Obras, o Túnel de Taguatinga é uma obra complexa, que engloba diversos aspectos. “A parte estrutural está praticamente concluída, faltando apenas detalhes. Também estamos vendo os avanços significativos no canteiro central do boulevard. Os trabalhos na chamada fase 2, da Samdu até a Avenida Comercial, estão andando bem. Em especial agora, com a folga que a chuva deu”, finalizou.