Neste domingo (19), o Instituto Arvoredo, em parceria com o projeto Raízes da União e o Brasília Ambiental, realizou uma ação de plantio de 17 mil mudas de árvores no Parque Ecológico Riacho Fundo, que é administrado pelo Instituto Brasília Ambiental.
O plantio foi realizado em dois hectares da unidade de conservação (UC) e as mudas escolhidas incluem espécies como ipês roxo, branco e rosa, manjuleiro, pata-de-vaca, aroeira pimenteira, sena, cambuí, pau jacaré, angico, pacari, araçá tarumã e jacarandá.
Nas palavras do diretor do Instituto Arvoredo, Humberto Lúcio da Silva, o plantio aproveita o período chuvoso do Distrito Federal e o objetivo dessa ação foi contribuir para a conservação do parque ecológico e restaurar e fortalecer as nascentes da unidade de conservação.
Nesse sentido, de acordo com a superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, a iniciativa é importante para que a comunidade desenvolva o sentimento de pertencimento junto aos parques. “Vai além de entendê-los como um espaço para lazer e/ou atividade física, é desenvolver a consciência que são, efetivamente, unidades de conservação”, ressalta.
Vale destacar que a ONG Instituto Arvoredo adotou nove hectares de nascentes do parque por meio do projeto Adote uma Nascente do Brasília Ambiental, e a partir deste plantio, a intenção é reflorestar toda a área nos próximos dois anos.