- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalNão usou preservativo? SUS oferece a profilaxia pós-exposição

Não usou preservativo? SUS oferece a profilaxia pós-exposição

Prevenção de urgência, a PEP consiste na indicação de medicamentos para reduzir o risco de infecções em casos de violência sexual e também nos de relação consentida desprotegida.

Os principais métodos de proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante a prática sexual são o preservativo e o gel lubrificante. Ambos estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBSs), que são gerenciadas pela Secretaria de Saúde (SES).

Apesar da disponibilidade do preservativo e do gel lubrificante, a rede pública de saúde adota outras estratégias de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Entre elas, destaca-se a profilaxia pós-exposição (PEP), indicada para pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas consensuais, foram vítimas de violência sexual ou tiveram contato com material biológico em acidentes de trabalho.

A PEP é uma medida de urgência que envolve o uso de medicamentos ou imunobiológicos para diminuir o risco de contrair ISTs, principalmente o HIV. O tratamento pode ser iniciado dentro de um prazo de até 72 horas após a exposição e deve ser acompanhado por um médico por um período de 28 dias para evitar a infecção.

“Se o preservativo estourou, foi mal colocado ou a pessoa não o usou, ela pode procurar uma unidade de saúde, onde vai passar por uma consulta na urgência”, explica a enfermeira responsável técnica por questões relacionadas à sífilis da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Daniela Magalhães.

Os setores de urgência e emergência das unidades de pronto atendimento (UPAs), os hospitais e o Núcleo de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rodoviária do Plano Piloto, disponibilizam medidas preventivas.

Uma delas é a profilaxia pré-exposição (PrEP), que também está disponível na rede pública de saúde. A PrEP consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de contrair a infecção pelo HIV, sendo parte integrante das estratégias de prevenção combinada do vírus.

“Esse é um medicamento que a pessoa toma antes de se expor”, pontua Daniela Magalhães. “Significa que ela vai estar mais protegida caso venha a se expor ao vírus do HIV. Ela veio primeiro para grupos mais específicos e vulneráveis, mas qualquer pessoa que queira pode fazer o uso.”

A enfermeira reforça o compromisso da saúde pública em orientar a população: “Temos que ofertar escolhas para as pessoas. Cada um deve escolher a forma de prevenção que mais combina consigo. Não estamos trocando um pelo outro, mas colocando mais uma camada de proteção”.

A profilaxia pré-exposição (PrEP) está disponível no Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas (Cedin) e na Policlínica de Taguatinga. Para aqueles que buscam atendimento na rede privada ou em outros serviços, a dispensação é feita na Policlínica do Lago Sul, Policlínica de Taguatinga, Policlínica de Ceilândia e Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Continue Lendo

Novacap cria Diretoria das Cidades para atuar mais próxima da população

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciou, na manhã de segunda-feira (4), a criação da Diretoria das Cidades, que agora faz...

Karol Guimarães se destaca em debate da OAB/DF com propostas inovadoras

Na última sexta-feira (9), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou um debate entre os candidatos à eleição de 2024 da Ordem dos...

Câmara Legislativa do DF discute prevenção e combate à dengue em audiência pública

Na próxima terça-feira (12), às 10h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá uma audiência pública no plenário para debater medidas eficazes de...

Cerimônia de entrega do III Prêmio FAPDF reconhece excelência científica no DF

Nesta quarta-feira (13), às 19h, será realizada a cerimônia de entrega do III Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação. Organizado pela Fundação de...

Viaduto do Jardim Botânico é inaugurado com investimento de R$ 33,5 milhões

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta sexta-feira (8), o novo viaduto do Jardim Botânico. Com um investimento de R$ 33,5 milhões, a...

Comentários

Últimas notícias