- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComemoração do dia da Mulher: hemocentro faz coleta de sangue no Gama

Comemoração do dia da Mulher: hemocentro faz coleta de sangue no Gama

Ações, das 9h às 16h, em frente à administração regional, serão gratuitas; a Feira de Mulheres Empreendedoras vai oferecer aulas de yoga, massagem, aferição de pressão e teste de glicemia, entre outras atividades.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está promovendo uma ação de coleta externa de sangue em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (8) no Gama, e a unidade móvel do Hemocentro estará presente para atender homens e mulheres que desejam participar da ação. O atendimento será realizado em frente à administração regional da cidade, das 9h às 16h, sem a necessidade de agendamento prévio e seguindo a ordem de chegada dos interessados.

A partir das 10h, durante a ação, o Instituto Social Fonte de Luz irá promover a Feira de Mulheres Empreendedoras, com uma série de atividades e serviços gratuitos, incluindo yoga, massagem, reiki, pilates, aferição de pressão, teste de glicemia, auriculoterapia, danças aeróbicas e cigana, oficina de origami, balcão de emprego, sorteios e um pula-pula.

Para o presidente da FHB, Osnei Okumoto, a celebração do Dia Internacional da Mulher também é uma oportunidade para a instituição reconhecer a importância de suas doadoras de sangue e defensoras. “Sempre que o Hemocentro precisa de doações, percebemos que as mulheres aderem à causa, pois possuem forte senso de solidariedade. Graças a essa atitude, temos conseguido sustentar e disseminar a cultura da doação de sangue”, reforça.

Nos últimos dois anos, o número de mulheres interessadas em doar sangue no Hemocentro cresceu cerca de 4,6%. “As mulheres enfrentam mais interferências para doar como gravidez, amamentação e maior intervalo entre uma doação e outra em relação aos homens. Além disso, questões sociais como maternidade e dupla jornada também interferem em seu tempo disponível, por isso precisamos valorizar esse gesto”, ressalta a gerente de Captação, Registro e Orientação de Doadores, Kelly Barbi.

Unidade móvel

Com um investimento de R$ 2,4 milhões, a unidade móvel do Hemocentro permite a coleta de sangue em diversas regiões do DF, por meio do deslocamento de uma equipe multidisciplinar em um ônibus equipado e adaptado para receber os doadores. A unidade tem capacidade para realizar até 100 coletas de sangue por dia.

As bolsas de sangue coletadas são armazenadas em temperatura adequada no ônibus para o processamento de até quatro diferentes hemocomponentes (partes do sangue transfundidas aos pacientes), assim como acontece nas doações realizadas na sede da instituição. O Hemocentro enfatiza que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

Para doação

A fim de doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde. Para aqueles que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceram recentemente, é recomendado verificar o site do Hemocentro para saber se estão aptos a doar sangue.

Pessoas que tiveram gripe devem aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. Já aqueles que tiveram covid-19 devem esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não tenham sequelas. No caso de ser assintomático, o prazo é contado a partir da data de coleta do exame. Além disso, aqueles que tiveram contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias ficam impedidos de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

Coleta externa de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília

– Quando: 8 de março, a partir das 9h
– Onde: em frente à Administração Regional do Gama

Feira de Mulheres Empreendedoras

– Quando: 8 de março, a partir das 10h
– Onde: em frente à Administração Regional do Gama

 

 

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias