- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito Federal120 pessoas com deficiência são atendidas gratuitamente pelo Centro de Equoterapia

120 pessoas com deficiência são atendidas gratuitamente pelo Centro de Equoterapia

O atendimento é disponibilizado através de uma parceria entre a PMDF e a Secretaria de Educação, em um espaço localizado no Regimento de Polícia Montada, no Riacho Fundo.

O Centro de Equoterapia, projeto que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência através de tratamento terapêutico gratuito para melhorar a coordenação motora e a interação social dos pacientes, está localizado no Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar, no Riacho Fundo.

Em parceria com a Secretaria de Educação, a PMDF promove uma iniciativa que atende, por até dois anos, 120 pessoas com deficiência a partir dos 3 anos de idade, por meio do Centro de Equoterapia. Do total de vagas, 60% são reservadas para alunos da rede pública, 30% são destinadas a dependentes de policiais militares e o restante fica disponível para a comunidade em geral.

O projeto atende pacientes com diferentes diagnósticos, incluindo síndromes raras, síndrome de Down, transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, AVC e esclerose múltipla. Para participar, é necessário obter um encaminhamento médico e entrar na fila de espera até ser convocado.

Após ser convocado, o paciente passa por uma avaliação do caso clínico para que o tratamento possa ser iniciado. Durante as sessões semanais de 30 minutos, o paciente é auxiliado por professores e policiais enquanto circula em cima do cavalo dentro de um galpão fechado, conhecido como picadeiro, realizando atividades para o desenvolvimento motor.

A interação com o cavalo é a principal responsável pelos benefícios da equoterapia. “A gente tá num ambiente muito rico de estimulação sensorial. O cavalo tem temperatura, textura e cheiro”, afirma a coordenadora pedagógica do Centro de Equoterapia da PM, a professora da Secretaria de Educação e fisioterapeuta Andrea Gomes Moraes. “O cavalo nos movimenta e tira a gente do nosso centro de massa a todo instante, fazendo com que o nosso equilíbrio postural melhore”, completa.

Durante o circuito com o cavalo, os pacientes com dificuldade motora são estimulados a se movimentarem por meio do animal. “O cavalo inicia o movimento e isso faz com que o cérebro processe a informação e envie uma resposta motora. É uma estimulação que trabalha tanto os órgãos do sentido, quanto o sistema sensorial”, acrescenta. Além disso, a terapia ajuda nas questões emocionais, empoderando o paciente e fazendo com que ele interaja com o animal.

O projeto é conduzido por 15 policiais e até oito servidores cedidos pela Secretaria de Educação. Além disso, 12 cavalos da Polícia Montada são reservados exclusivamente para a terapia, que ocorre de terça a sexta-feira, das 7h às 13h e das 13h às 19h.

“Os animais que a gente utiliza na equoterapia são os mais mansos e dóceis, com temperamento favorável para o tratamento, assim como o porte”, explica o comandante do 3ª Esquadrão, capitão Rafael Monção. Antes de serem encaminhados para a terapia, os cavalos passam pelo policiamento e pela escolinha de equitação.

Continue Lendo

GDF fortalece esporte de alto rendimento com o programa Compete Brasília

A trajetória de um atleta de alto rendimento exige não apenas habilidade técnica e disciplina, mas também recursos financeiros significativos — sobretudo para custear...

DF amplia proteção contra infecções respiratórias em bebês prematuros com novo medicamento

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), anunciou a ampliação do público-alvo para aplicação do nirsevimabe — imunizante...

Acesso à saúde e assistência cresce entre população em situação de rua no DF

Um levantamento recente revelou avanços significativos no atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal. A proporção de pessoas desse grupo que...

Museu de Arte de Brasília recebe estudantes para oficina de geometria inspirada em Athos Bulcão

Nesta segunda-feira (19), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abriu suas portas para receber 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino...

Câmara Legislativa celebra os 216 anos da Polícia Militar do DF em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quinta-feira (15), uma sessão solene em comemoração aos 216 anos de fundação da Polícia Militar...

Comentários

Últimas notícias