- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDefensoria Pública do DF realiza primeira edição do Dia da Mulher e...

Defensoria Pública do DF realiza primeira edição do Dia da Mulher e atende cerca de 500 pessoas

Evento ofereceu serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, com destaque para atendimento a mães de crianças sem registro de paternidade.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou na última terça-feira (2) a primeira edição do Dia da Mulher, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas. A ação mensal gratuita aconteceu no maior núcleo da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), e foi resultado de uma parceria histórica e inédita com diversas entidades, como a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) e a Secretaria da Mulher do DF.

O objetivo da iniciativa foi oferecer uma série de serviços para o público feminino, com destaque para o atendimento prioritário a mães de crianças sem registro de paternidade. A intenção é desjudicializar a investigação, tendo em vista que o Distrito Federal registrou a maior proporção de pais ausentes em seis anos. De acordo com dados do Portal de Transparência do Registro Civil, atualizados em outubro de 2022, 5,8% dos registros de nascimento do DF do ano passado contam somente com o nome da mãe, a maior proporção desde 2016.

O Dia da Mulher contou com a presença de diversas entidades parceiras, como o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Mesa Brasil Sesc, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Foram oferecidos serviços como exames de DNA imediatos, atendimentos socioassistenciais, palestras e distribuição de vouchers para exames médicos, entre outros.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a iniciativa é fundamental para as mulheres em situação de vulnerabilidade. “É importante que as mulheres recebam assistência jurídica e psicossocial de qualidade. A criação de eventos como o Dia da Mulher tem o poder de mudar a realidade das assistidas”, afirmou. O evento ocorrerá na primeira segunda-feira de cada mês.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias