A partir desta segunda-feira (22), o Hospital de Base do Distrito Federal (HB) estará equipado com um novo tomógrafo em seu pronto-socorro, aumentando a quantidade de exames realizados mensalmente de 5.000 para 8.500. Esse aparelho de última geração fornecerá imagens mais precisas e detalhadas, possibilitando o rastreamento e diagnóstico precoce de doenças e lesões corpóreas, especialmente em vítimas de quedas, acidentes de trânsito e violência.
Para viabilizar a operação da máquina, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) contratou oito novos técnicos especializados. A enfermeira Elaine Araújo, especialista em diagnóstico por imagem e gerente de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HB, destacou a necessidade da aquisição do novo tomógrafo, já que o aparelho anterior, instalado no pronto-socorro em 2009, estava desatualizado e não oferecia os recursos necessários para a detecção de múltiplas patologias.
O IgesDF tem trabalhado desde 2020 para tornar esse projeto uma realidade. Em dezembro de 2020, o tomógrafo foi adquirido com recursos próprios no valor de R$ 2,1 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Julio Cesar Ribeiro, atual secretário de Esporte e Lazer do GDF. Com a atualização dos valores, o investimento total no tomógrafo foi de R$ 2,3 milhões. Além da compra do equipamento, foram necessárias ações adicionais para adaptar um espaço especial no Instituto.
“Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pela saúde em todo o país. Como parlamentares, temos a prerrogativa de destinar recursos e é nossa responsabilidade eleger essas prioridades”, afirmou Julio Cesar à época em que destinou os recursos. “Conhecendo o trabalho de excelência realizado pelo IgesDF na gestão da saúde dos hospitais e UPAs, optei por destinar recursos ao Instituto, confiante de que seriam bem aproveitados na aquisição de equipamentos em prol da saúde da população do DF”, completou o deputado.