A 141ª Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina teve início na última sexta-feira (19), com uma série de missas e novenas realizadas nas paróquias da cidade. No entanto, os esforços do programa GDF Presente continuam a fim de deixar a cidade pronta para as celebrações em andamento. Até sexta-feira (26), o programa, em parceria com vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), planeja utilizar cerca de 8 toneladas de massa asfáltica para recapear as ruas por onde os fiéis transitarão durante os eventos do fim de semana.
Os trabalhos estão sendo concentrados no Setor Tradicional, local onde ocorrerá a folia de rua a partir das 5h de sábado (27), e na Praça de São Sebastião, palco do encontro das bandeiras (também no sábado, a partir das 13h30), além da Missa do Folião de Roça e do Imperador, no domingo (28), com início às 8h.
“Estamos realizando um trabalho concentrado em Planaltina, com limpeza, roçagem e capina ao longo de todo o percurso dos encontros de folia e das bandeiras”, relata Guilherme Tabosa, coordenador do Polo Nordeste do GDF Presente. Segundo ele, a ação também inclui reparos em buracos nas vias da cidade.
Essas medidas têm como objetivo proporcionar maior conforto aos participantes da festividade. “Estamos unindo todos os esforços do GDF para tornar a Festa do Divino, que é uma tradição na cidade, mais harmoniosa. Estamos trabalhando de todas as formas para deixar a cidade linda”, afirma Wesley Fonseca, administrador de Planaltina.
As ações estão sendo executadas em formato de mutirão, contando com a participação do Polo do GDF Presente, da administração regional, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) – que cede mão de obra -, da Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap), da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Neoenergia.
A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina é a segunda maior celebração da Igreja Católica na cidade, ficando atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha. A festa relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus, ocorrida sete semanas após a Páscoa. Durante dez dias, todas as paróquias da cidade comemoram a data por meio de missas, novenas, música, fogos de artifício e cortejos pelas ruas da região administrativa.