- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComissão de Transparência da CLDF analisa indicadores financeiros do Iprev-DF

Comissão de Transparência da CLDF analisa indicadores financeiros do Iprev-DF

Durante a reunião da comissão parlamentar também foi realizada a oitiva do diretor-presidente do Instituto.

Na última sexta-feira (26), a Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle da Câmara Legislativa conduziu uma audiência para discutir os indicadores financeiros do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF). O diretor-presidente do instituto, Paulo Ricardo Andrade Moita, apresentou os números referentes às aplicações financeiras realizadas pela entidade e respondeu a perguntas sobre as investigações relacionadas à suspeita de má gestão dos recursos envolvendo ex-servidores do Iprev.

A presidente da comissão, Paula Belmonte (Cidadania), destacou que a investigação em torno do Iprev foi o principal motivo para convocar o diretor-presidente. “Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação contra diretores do Iprev. De acordo com as investigações, esses diretores teriam agido para favorecer a destinação de recursos para fundos de investimento, recebendo em troca vantagens indevidas pagas em espécie. Ao ouvir o atual diretor-presidente, que não está sendo investigado, a Câmara Legislativa busca promover transparência na gestão pública do DF”, afirmou a deputada.

Durante a reunião, Paulo Ricardo Andrade Moita apresentou dados sobre o patrimônio do Iprev-DF, informando que o instituto possui um total de R$ 3,92 bilhões em ativos, dos quais R$ 1,3 bilhão estão investidos em apartamentos funcionais. Atualmente, o Distrito Federal possui mais de 71 mil aposentados do Poder Executivo e cerca de 1 mil aposentados do Poder Legislativo. O Iprev arrecada aproximadamente R$ 400 milhões por mês por meio das contribuições dos servidores.

Questionado sobre a eficácia das aplicações financeiras realizadas pelo Iprev-DF com os recursos destinados ao financiamento das aposentadorias e pensões, o diretor-presidente reconheceu que os rendimentos foram baixos, mas justificou o resultado negativo como consequência de fatores externos. “A rentabilidade real caiu nos anos de 2021 e 2022. O mercado financeiro enfrentou dificuldades devido à pandemia, à inflação, à taxa de juros e à guerra na Ucrânia. Não é possível prever se os fundos irão crescer ou diminuir, mas nós diversificamos a carteira ao máximo. Foram anos desafiadores”, explicou Paulo Ricardo Andrade Moita.

Em relação à recente operação da Polícia Federal no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), o diretor-presidente, Paulo Ricardo Andrade Moita, revelou que o servidor investigado foi afastado e as operações com o agente autônomo envolvido na operação foram suspensas. “O diretor-financeiro foi afastado e suspendemos qualquer operação com fundo de aporte que tenha a empresa Grid como agente autônomo. A Grid tinha 7 fundos de renda variável no valor de R$ 500 milhões. Em um desses fundos, o Iprev aplicou R$ 200 milhões, dos quais R$ 120 milhões foram perdidos e hoje restaram apenas R$ 80 milhões”, explicou Moita. Ele ressaltou que a maioria das aplicações financeiras do Iprev-DF agora está em fundos de renda fixa e que os rendimentos têm apresentado resultados satisfatórios após dois anos difíceis.

Nesse sentido, a deputada Paula Belmonte expressou críticas à gestão dos investimentos realizados com o dinheiro do Iprev-DF. “Temos que verificar como foram escolhidos esses fundos. O que observamos foi uma taxa de retorno de somente 0,36%, que é muito baixa. Se o Iprev tivesse colocado esse dinheiro na poupança, teríamos uma rentabilidade melhor. Há uma suspeita de prejuízo aos servidores. Por isso, é muito importante que esta comissão continue acompanhando e fortalecendo o sistema de transparência”, afirmou Belmonte.

No encerramento da audiência, o diretor-presidente do Iprev-DF se comprometeu a fornecer à comissão relatórios detalhados sobre a gestão dos recursos do instituto, a fim de garantir um acompanhamento mais efetivo das atividades.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias