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Túnel Rei Pelé: Uma Conquista Histórica no Distrito Federal após Superar Desafios e Obstáculos

Em menos de cinco anos, o governador Ibaneis Rocha concretizou um feito impressionante durante sua gestão: a conclusão e inauguração do Túnel Rei Pelé, localizado em Taguatinga, Distrito Federal. Essa obra representa um marco tanto para a administração local quanto para a região como um todo, sendo considerada uma das mais significativas da área. Anteriormente, até o ano de 2019, esse túnel era apenas uma ideia presente no imaginário da população. No entanto, graças aos esforços do governo, tornou-se uma realidade concreta, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico e facilitando a vida de aproximadamente 135 mil motoristas que transitam diariamente por essa região.

Cumprindo uma promessa feita há cerca de 20 anos, o Túnel Rei Pelé foi construído em um prazo impressionante de menos de três anos, superando diversos obstáculos como a pandemia, o aumento nos preços e a escassez de materiais no mercado da construção civil, além de questões jurídicas complexas. Esse projeto exigiu um trabalho conjunto e colaborativo, sendo liderado pelo governador Ibaneis Rocha.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador expressou sua satisfação com a conclusão dessa obra, enfatizando a modernidade que ela traz para o centro da cidade e os benefícios que proporcionará a uma grande parcela da população, proveniente de áreas como Samambaia, Ceilândia, Pôr do Sol/Sol Nascente e outras regiões. A entrega dessa obra, que representou um investimento de R$ 275 milhões e gerou mais de 1,6 mil empregos, ocorreu em um momento especial, coincidindo com o 65º aniversário da cidade de Taguatinga.

O Túnel Rei Pelé é parte integrante do Corredor Eixo Oeste, um conjunto de vias, corredores para ônibus, viadutos e túneis que conectam o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, com uma estimativa de tempo de viagem de 30 minutos. Quando o governador Ibaneis Rocha assumiu o cargo em 2019, apenas R$ 18 milhões dos R$ 640 milhões destinados ao corredor haviam sido executados, destacando a relevância e o empenho necessário para concretizar essa importante etapa do projeto.

Em um período de pouco mais de quatro anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu diversas obras importantes, como o Túnel Rei Pelé, a primeira etapa da obra da Avenida Hélio Prates, os viadutos da Estrada Setor Policial Militar (ESPM), além de estar em andamento com a construção do Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), em frente ao Sudoeste, e do corredor de ônibus na ESPM.

O impacto dessas realizações é significativo, especialmente considerando que o Corredor Eixo Oeste, que engloba essas obras, beneficiará uma população de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas, 1,3 milhão de veículos, abrangendo 13 cidades e atendendo a 259 mil usuários do transporte público.

Ao longo dos anos, muitos governantes fizeram promessas de construir a passagem subterrânea no centro de Taguatinga. No entanto, a saga recente para tornar o Túnel Rei Pelé uma realidade enfrentou desafios, desde uma licitação malsucedida até impedimentos judiciais. Já como candidato ao GDF em 2018, Ibaneis Rocha incluiu a obra em seu plano de governo. Após ser eleito em outubro daquele ano, ele iniciou os esforços para concretizar a construção do túnel, trabalhando incansavelmente para transformar o projeto em realidade.

No ano de 2019, o governador Ibaneis Rocha concentrou seus esforços em desbloquear o processo do túnel junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Inicialmente, o projeto havia sido paralisado devido à falta de previsão orçamentária e, posteriormente, devido a questões complexas envolvendo os consórcios que participaram da licitação em governos anteriores.

A atual administração conseguiu superar os desafios jurídicos e convenceu o TCDF a dar continuidade ao processo, o que foi concretizado em 12 de dezembro daquele ano. Apenas 33 dias após a autorização da Corte, Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço para a construção do Túnel. Em uma cerimônia realizada na entrada de Taguatinga, em 14 de janeiro de 2020, deu-se início ao que se tornaria a maior obra viária em andamento no país.

Em maio do mesmo ano, o GDF iniciou a construção de desvios no tráfego para permitir a montagem do canteiro de obras. Em 20 de julho de 2020, efetivamente, a construção da obra teve início. Agora, em um período de menos de três anos, especificamente em 5 de junho de 2023, o túnel entra para a história do Distrito Federal, como uma conquista de grande importância para a região.

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