A Secretaria de Educação (SEE) está em andamento com a distribuição dos uniformes escolares para os estudantes da rede pública, uma iniciativa que tem impactado positivamente milhares de alunos e se tornou uma valiosa ferramenta de inclusão social. Até o momento, foram distribuídas 2.618.804 peças para mais de 380 mil estudantes.
Uma das escolas beneficiadas pela entrega é o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 17 de Taguatinga. Para Andréa Sousa, técnica de enfermagem e mãe de uma aluna da instituição, os uniformes trarão maior segurança tanto para a escola quanto para os estudantes. Ela expressou sua satisfação, dizendo: “Além da padronização, facilita a identificação dos alunos e evita a entrada de desconhecidos na escola. Demorou um pouco, mas valeu a pena esperar essa entrega.” Os alunos do CEF 17 começaram a receber os uniformes na última semana.
Esta é a primeira vez que a SEE distribui gratuitamente uniformes para todos os estudantes das escolas públicas. Andréa compartilhou sua experiência anterior, em que enfrentava dificuldades financeiras para comprar uniformes para seu filho. “Era um gasto adicional que pesava no orçamento familiar. Com a distribuição gratuita, isso não é mais um problema. Agora, meu filho pode ir para a escola com dignidade, sentindo-se parte de um grupo”, afirmou.
Cada estudante da rede pública receberá um total de sete peças, incluindo camisetas de manga curta e regata, bermuda, calça e blusa de frio.
A distribuição dos uniformes está ocorrendo de forma escalonada, com o objetivo de atender aos alunos de maneira eficiente e garantir que todos os estudantes recebam suas peças o mais rápido possível. No entanto, a demanda e a logística de distribuição são complexas, considerando o grande número de sete peças por estudante em mais de 645 unidades escolares, inclusive aquelas localizadas em áreas rurais.
Além disso, devido à greve dos professores que ocorreu em maio, o cronograma de distribuição precisou ser ajustado, uma vez que a paralisação durou 22 dias e várias escolas ficaram sem aulas. No entanto, as entregas continuam sendo feitas, e a SEE está constantemente buscando soluções para aprimorar o processo.
Ítalo Amorim, vice-diretor do CEF 17, destaca que a distribuição dos uniformes escolares na rede pública do DF é um exemplo de política pública voltada para a inclusão e apoio aos estudantes. Segundo ele, “Essa iniciativa não apenas atende às necessidades básicas dos alunos, mas também contribui para a construção de uma educação mais igualitária e acessível a todos. Além disso, é importante que o aluno esteja identificado para que tenhamos certeza de quem está entrando e saindo de dentro da nossa unidade escolar”.