Em uma sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (2) no plenário, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) prestou homenagem à chegada das Igrejas de Cristo ao Brasil. O autor da iniciativa, deputado Thiago Manzoni (PL), enalteceu a “obra gloriosa” da entidade, a história de fé dos missionários e a “restauração” de milhares de famílias brasileiras.
Durante o evento, foi exibido um vídeo contando a trajetória da entidade e de seus fundadores, os missionários americanos David e Ruth Sanders, que chegaram ao Brasil em 1948, o mesmo ano em que foi instalada a primeira Igreja de Cristo em Goiânia. A partir de 1956, juntamente com outros missionários, eles iniciaram os esforços para estabelecer-se no Distrito Federal. Atualmente, o Brasil conta com mais de duas mil congregações, oitenta delas localizadas no DF e no Entorno, somando cerca de cem mil membros.
Além de pregar o evangelho de Jesus Cristo, a entidade atua no DF em projetos sociais e instituições, como o Projeto Integral de Vida (Pró-Vida), voltado para crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade. Outra importante atividade é a Comunidade Terapêutica El-SHADAI, destinada à reabilitação de usuários de drogas.
O presidente do Concílio Ministerial das Igrejas de Cristo no Brasil, pastor Victor Hugo Queiroz, expressou sua gratidão pela homenagem da CLDF e utilizou a ilustração da tâmara, que leva muitos anos para frutificar, para destacar o trabalho dos missionários. “Hoje usufruímos o que foi semeado pelos missionários”, disse ele, enfatizando a responsabilidade de todos em dar continuidade à missão. A importância do trabalho missionário também foi ressaltada pelo coordenador da missão cristã do Brasil, pastor Geraldo Borges Silva, que enfatizou a presença da entidade em mais de duzentos países.
Por sua vez, o presidente da Associação das Igrejas de Cristo no DF, pastor Edson Gouveia, que está na entidade há mais de cinquenta anos, considerou “gratificante fazer parte do movimento de comunhão e compromisso com as escrituras sagradas”. De forma semelhante, o pastor da primeira igreja de Cristo de Taguatinga, Gerson Vicente Souza, descreveu que “é muito bom fazer parte do movimento Igrejas de Cristo”, que prega um evangelho simples e oferece liberdade a todos. “Andamos juntos porque nos amamos”, afirmou ele.