Nesta sexta-feira (04), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá uma sessão solene em comemoração aos 30 anos da Região Administrativa do Recanto das Emas. O evento ocorrerá no Auditório da Coordenação Regional de Ensino da localidade, a partir das 19h.
A iniciativa para homenagear a RA e seus cidadãos é da deputada Jaqueline Silva (MDB), que apresentou o requerimento com a justificativa de “homenagear e reconhecer a importância da RA e a dignidade de seus moradores e comerciantes”, afirmou a distrital.
O Recanto das Emas foi criado em 28 de julho de 1993 pela Lei nº 510/93 e regulamentado pelo Decreto nº 15.046/93, como parte do programa de assentamento do Governo do Distrito Federal. Sua concepção visava também combater as invasões que ocorriam na RA I à época.
O nome peculiar da Região Administrativa é resultado da associação entre um sítio arqueológico conhecido como “Recanto” e o arbusto “canela-de-ema”, amplamente encontrado na área. Relatos de antigos moradores remontam a tempos em que emas, aves típicas do cerrado, eram comuns na região. Entretanto, devido ao crescimento urbano e rural, esses animais foram gradativamente tornando-se raros, e alguns exemplares chegaram a ser doados ao Jardim Zoológico de Brasília.
Situado a aproximadamente 25,8 km da Região Administrativa de Brasília, o Recanto das Emas é composto por 59 quadras residenciais e possui uma população urbana estimada em 145.304 habitantes, de acordo com dados da PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios) de 2015. A sessão solene contará com a presença de deputados distritais e será aberta a toda a população.