- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa do DF discute renovação de contratos temporários da Saúde

Câmara Legislativa do DF discute renovação de contratos temporários da Saúde

GDF estaria disposto a renovar contratações emergencialmente, mas deputados destacam a importância da contratação de profissionais por concurso público.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma comissão geral na tarde desta quarta-feira (16) para discutir o encerramento de contratos temporários da Secretaria de Saúde. O debate resultou num indicativo de que o Governo do Distrito Federal (GDF) estaria disposto a renovar emergencialmente as contratações.

O deputado Gabriel Magno (PT), autor da iniciativa do debate, defendeu a renovação dos contratos de forma emergencial, mas ressaltou a importância da contratação de profissionais da saúde por concurso público. “Esta casa tem recebido vários relatos de encerramento de contratos temporários, o que vem provocando desassistência do serviço na ponta. O atendimento não pode parar, pois a procura não para. É preciso buscar uma solução mediada com esta Casa e com o Ministério Público. Se for necessário, podemos prorrogar temporariamente os contratos em vigor para não termos desassistência no DF. Sabemos que o que resolve de fato o problema é a contratação de servidores efetivos por concurso público, mas estamos numa situação urgente”, pontuou.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), fez questão de marcar presença na comissão geral, demonstrando seu firme apoio à causa dos trabalhadores temporários da saúde. “Quero reafirmar meu compromisso de estar ao lado dos temporários. Tenho certeza que a solução virá em breve para o bem do povo de Brasília”, afirmou.

O líder do governo na Câmara, deputado Iolando (MDB), confirmou a intenção de renovar os contratos temporários durante a sessão. “Estamos nos comprometendo a analisar tudo e fazer com que o GDF encaminhe para esta Casa um projeto de lei para atender as demandas dos temporários”, disse.

A deputada Dayse Amarilio (PSB) destacou a possibilidade de prejuízo à população caso os contratos temporários se encerrem sem serem renovados. “A maioria dos contratos temporários vence em outubro. Isso vai gerar uma perda de mais de mil profissionais, o que significa um colapso na saúde”, apontou.

Em nome da Secretaria de Saúde, a subsecretária Samara Furtado Carneiro demonstrou otimismo em relação à perspectiva de renovação dos contratos temporários. “Depois das manifestações que vi hoje aqui nesta Casa, tenho certeza que a renovação dos contratos vai acontecer. A secretária de saúde está de braços abertos para a renovação dos contratos”, frisou.

Representando os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, o sindicalista João Bosco enfatizou a necessidade de aumentar os investimentos na atenção básica à saúde. “Somos favoráveis à renovação imediata dos contratos porque os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são os que levam a promoção de saúde às famílias da população brasileira. A atenção primária precisa de um investimento muito maior do que o existente hoje”, ressaltou.

Por fim, Reginaldo Braga, membro da comissão dos trabalhadores em contratos temporários, compartilhou as preocupações dos profissionais que estão apreensivos com a possibilidade de serem desvinculados. “Sei muito bem como é a aflição da passagem de um contrato temporário para outro. Por isso também sempre pleiteamos a realização de concurso público para sermos efetivados. É muito importante termos um corpo de funcionários efetivos trabalhando pela saúde da população”.

Continue Lendo

Fuzileiros Navais são homenageados na Câmara Legislativa do DF

O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foi homenageado em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada na última...

Novo programa no Hospital de Base busca diminuir infecções pós-cirúrgicas

Celebrado em 11 de abril, o Dia do Infectologista é um momento para reconhecer a importância desses especialistas na prevenção, diagnóstico e controle de...

Comentários

Últimas notícias