O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta quinta-feira (31) a criação do Gabinete de Mobilização Institucional, um esforço conjunto de diversos órgãos e secretarias para coordenar e acompanhar as atividades relacionadas ao Desfile de 7 de Setembro. A medida foi formalizada por meio de uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
O Gabinete será liderado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e contará com a participação ativa de outras entidades do GDF, incluindo as Secretarias de Saúde e DF Legal, bem como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O primeiro encontro do grupo está agendado para a próxima segunda-feira, dia 4 de setembro, conforme anunciado pela governadora em exercício, Celina Leão.
“Esse gabinete funcionará como uma integração de informações. A primeira reunião está marcada para segunda-feira (4), às 10h, será coordenado pela SSP-DF, há um convite para todo o governo federal participar, aqueles órgãos que acharem importante se fazerem presentes. É mais para alinhamento de informações para que a gente tenha uma belíssima festa no 7 de Setembro, onde as pessoas possam comemorar a data”, ressaltou Celina Leão.
No mais, o Gabinete de Mobilização Institucional terá uma duração de dez dias a partir de 1º de setembro, e todas as atividades registradas durante esse período serão apresentadas dentro de 30 dias. “Ele funcionará no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da SSP-DF, e tornará a comunicação e as tomadas de decisões mais rápidas e eficientes, garantindo análises e tempo resposta mais efetivo em caso de necessidade”, revela Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF.
Além disso, representantes dos setores de inteligência dos órgãos também atuarão em conjunto na SSP-DF, em um espaço designado para este fim. O objetivo é fornecer um suporte cada vez mais qualificado às forças de segurança envolvidas na garantia da segurança e mobilidade do público que comparecerá à celebração.
Por fim, o GDF estendeu convites a diversas entidades, incluindo o governo federal, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal Superior Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para participarem do gabinete e cooperarem com as atividades de acordo com suas respectivas competências.
Aos convidados, cabe atuar na coordenação das atribuições administrativas, bem como adotar as medidas necessárias para preservar a estabilidade institucional e a proteção dos bens, serviços e instalações durante os eventos do 7 de Setembro.