- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalExpansão do Metrô-DF em Samambaia: Mobilidade em Crescimento

Expansão do Metrô-DF em Samambaia: Mobilidade em Crescimento

Ampliação da Linha 1 e Impactos na Região.

Nesta quinta-feira (14), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou, por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a retomada do Procedimento Ordinário de Licitação nº 03/2022, visando à expansão da Linha 1 do sistema metroviário do Distrito Federal, no trecho de Samambaia. Essa retomada ocorre após a realização das adequações exigidas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

O processo licitatório, que se baseia no critério de menor preço, tem como finalidade a seleção de uma empresa ou um consórcio de empresas para a elaboração do projeto executivo e a execução das obras civis de duas novas estações, bem como das subestações retificadoras, além da implementação dos sistemas fixos conforme estabelecido no projeto básico de expansão da Linha 1 em Samambaia. O montante estimado para a contratação é de R$ 343,7 milhões.

A ampliação planejada envolve o prolongamento da via por 3,6 quilômetros a partir do Terminal Samambaia existente. Nesse novo trecho, serão construídas duas novas estações, numeradas como nº 35 e nº 36, localizadas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico. A estação do Centro Olímpico se tornará a terminal desse segmento de Samambaia.

No âmbito das obras para expandir o sistema de transporte metroviário em Samambaia, está prevista a instalação de três subestações retificadoras de energia. Essas subestações não só servirão ao novo trecho, mas também fortalecerão a capacidade energética do sistema, que está atualmente em processo de modernização. Além disso, essa expansão incluirá a construção de mais três viadutos e quatro passarelas para pedestres, garantindo a acessibilidade dos usuários.

Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, enfatiza que a expansão da linha em Samambaia é um projeto que demonstra o comprometimento do governo com a mobilidade. Ele afirma: “Inauguramos três estações e agora estamos iniciando a expansão, o que é de extrema importância para a população de Samambaia. O transporte metroviário é o meio que assegura uma mobilidade mais segura e confortável para os cidadãos do Distrito Federal. Continuaremos trabalhando na modernização do nosso sistema.”

A estimativa de prazo para a conclusão das obras é de quatro anos, contados a partir da aprovação do projeto executivo. Após sua finalização, o trecho expandido proporcionará benefícios a uma população estimada em 10 mil pessoas.

Atualmente, a rede metroviária do Metrô-DF abrange 42,5 km de extensão e inclui 27 estações em operação. Nos últimos quatro anos, foram inauguradas três dessas estações: a Estação Estrada Parque (EPQ), a Estação 106 Sul e a Estação 110 Sul. O sistema atende diariamente uma média de 150 mil passageiros, com horário de funcionamento das 5h30 às 23h30.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias