- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalExpansão do Metrô-DF em Samambaia: Mobilidade em Crescimento

Expansão do Metrô-DF em Samambaia: Mobilidade em Crescimento

Ampliação da Linha 1 e Impactos na Região.

Nesta quinta-feira (14), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) anunciou, por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a retomada do Procedimento Ordinário de Licitação nº 03/2022, visando à expansão da Linha 1 do sistema metroviário do Distrito Federal, no trecho de Samambaia. Essa retomada ocorre após a realização das adequações exigidas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

O processo licitatório, que se baseia no critério de menor preço, tem como finalidade a seleção de uma empresa ou um consórcio de empresas para a elaboração do projeto executivo e a execução das obras civis de duas novas estações, bem como das subestações retificadoras, além da implementação dos sistemas fixos conforme estabelecido no projeto básico de expansão da Linha 1 em Samambaia. O montante estimado para a contratação é de R$ 343,7 milhões.

A ampliação planejada envolve o prolongamento da via por 3,6 quilômetros a partir do Terminal Samambaia existente. Nesse novo trecho, serão construídas duas novas estações, numeradas como nº 35 e nº 36, localizadas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico. A estação do Centro Olímpico se tornará a terminal desse segmento de Samambaia.

No âmbito das obras para expandir o sistema de transporte metroviário em Samambaia, está prevista a instalação de três subestações retificadoras de energia. Essas subestações não só servirão ao novo trecho, mas também fortalecerão a capacidade energética do sistema, que está atualmente em processo de modernização. Além disso, essa expansão incluirá a construção de mais três viadutos e quatro passarelas para pedestres, garantindo a acessibilidade dos usuários.

Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, enfatiza que a expansão da linha em Samambaia é um projeto que demonstra o comprometimento do governo com a mobilidade. Ele afirma: “Inauguramos três estações e agora estamos iniciando a expansão, o que é de extrema importância para a população de Samambaia. O transporte metroviário é o meio que assegura uma mobilidade mais segura e confortável para os cidadãos do Distrito Federal. Continuaremos trabalhando na modernização do nosso sistema.”

A estimativa de prazo para a conclusão das obras é de quatro anos, contados a partir da aprovação do projeto executivo. Após sua finalização, o trecho expandido proporcionará benefícios a uma população estimada em 10 mil pessoas.

Atualmente, a rede metroviária do Metrô-DF abrange 42,5 km de extensão e inclui 27 estações em operação. Nos últimos quatro anos, foram inauguradas três dessas estações: a Estação Estrada Parque (EPQ), a Estação 106 Sul e a Estação 110 Sul. O sistema atende diariamente uma média de 150 mil passageiros, com horário de funcionamento das 5h30 às 23h30.

Continue Lendo

Tecnologia avançada assegura drenagem segura sob a linha do metrô no Setor Policial Sul

Na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro, esteve no Setor Policial Sul para acompanhar o...

Câmara Legislativa homenageia gestores escolares do Guará em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) homenageou diretores e vice-diretores da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará, vinculada à Secretaria de Educação...

Comentários

Últimas notícias