Na quarta-feira, dia 4 de outubro, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek passará por uma nova e importante operação de limpeza. O objetivo principal desta iniciativa é preservar o patrimônio natural e, ao mesmo tempo, conscientizar a comunidade sobre a correta disposição de resíduos, seguindo o exemplo da bem-sucedida ação de limpeza realizada no dia 25 de agosto.
Nesse sentido, Júlio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer, destaca o compromisso do governo com o bem-estar da população. “A operação de limpeza do lago do Parque da Cidade, além de promover a preservação desse espaço essencial, reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com o bem-estar da comunidade e a conscientização ambiental”.
Essa ação contará com a colaboração de reeducandos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape) e de membros da Associação Amigos do Parque. No mais, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) será o responsável pela adequada destinação dos resíduos retirados das águas do lago.
Para assegurar a segurança de todos os envolvidos nesta operação, será necessária uma redução temporária no nível da água do lago, devido à variação de profundidade na região, que varia entre 50 centímetros e 1,5 metros, exigindo uma drenagem parcial. Essa medida será implementada com o máximo de cautela para evitar qualquer impacto adverso na fauna local. Equipes do Zoológico de Brasília também fornecerão apoio durante a operação.
Todi Moreno, administrador do Parque, ressalta que esta ação vai além da limpeza do local. “Com essa ação, queremos deixar o espaço mais limpo e saudável para a população, e acima de tudo, conscientizar para que as pessoas não joguem lixo no lago”.
Vale lembrar que, após um período de cinco anos sem manutenção adequada, o lago do Parque da Cidade Sarah Kubitschek recebeu uma operação de limpeza significativa em 25 de agosto deste ano. Cerca de 100 pessoas se uniram para remover resíduos das margens e do interior do lago, contribuindo para a causa da preservação ambiental. O resultado foi um sucesso, com a remoção de 1,7 toneladas de lixo, que foram posteriormente encaminhadas para a Usina de Tratamento Mecânico Biológico da Asa Sul.