O resultado preliminar das eleições para membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal para o período de 2024 a 2027 já está disponível para consulta. A votação ocorreu no último domingo, dia 1º, e a apuração dos votos foi concluída na madrugada desta segunda-feira, dia 2, no galpão do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). A comunidade demonstrou um forte engajamento, com um aumento de mais de 50% na participação em comparação com o ano de 2019.
O resultado oficial será divulgado na edição de terça-feira, dia 3, do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Os novos membros do Conselho Tutelar assumirão seus cargos para o quadriênio de 2024 a 2027.
“Houve um aumento muito significativo na participação. Quero expressar minha gratidão a toda a população do Distrito Federal. Estamos satisfeitos por mais um trabalho realizado com responsabilidade. Gostaria de agradecer também pelo esforço conjunto da equipe de servidores, da Justiça Eleitoral e das forças de segurança, que trabalharam incansavelmente para garantir o encerramento da eleição de maneira responsável. A apuração foi conduzida de forma transparente, com a participação ativa dos candidatos, da sociedade civil e da imprensa, evidenciando a integridade e seriedade do processo. Quero expressar meu agradecimento e parabéns aos eleitos”, enfatizou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF.
Embora o voto não fosse obrigatório, a comunidade de Brasília demonstrou um envolvimento ativo no processo de votação. “Parabenizamos os candidatos que participaram e os eleitos. Continuem a trabalhar em prol da proteção das crianças e adolescentes. Nas últimas eleições, tivemos pouco mais de 155 mil votos de eleitores que participaram. Neste pleito, testemunhamos um aumento de mais de 50%, com a participação de 232 mil pessoas que votaram. Agradecemos à população do DF por reconhecer a importância desses conselheiros”, avaliou o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.
Representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do TRE-DF uniram esforços para acompanhar e concluir o processo de totalização dos votos na madrugada desta segunda-feira, dia 2.