- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalPreparativos e Celebrações em Honra a Nossa Senhora Aparecida em Brasília

Preparativos e Celebrações em Honra a Nossa Senhora Aparecida em Brasília

Mais de 80 mil fiéis encerram dia na liturgia, no final da tarde desta quinta (12), na Esplanada dos Ministérios.

As festividades em honra ao Dia de Nossa Senhora Aparecida foram concluídas na noite desta quinta-feira, 12 de outubro, com a celebração de uma missa dedicada à Padroeira do Brasil e da capital federal. A liturgia aconteceu em frente à Catedral Metropolitana de Brasília e contou com a participação fervorosa de mais de 80 mil fiéis. Após a eucaristia, os devotos também se juntaram à tradicional procissão pela Esplanada dos Ministérios.

O governador Ibaneis Rocha, acompanhado de sua esposa, Mayara Noronha Rocha, e do filho caçula, Mateus, esteve presente na missa e compartilhou uma mensagem de paz em meio aos desafios enfrentados pela sociedade. Ele destacou o significado especial deste momento, considerando as adversidades atuais, e aproveitou a ocasião para fazer um balanço da campanha “Vem Brincar Comigo”, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal que visa distribuir brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade.

Rocha expressou sua gratidão ao afirmar: “Tivemos mais de 10 dias de arrecadação, e quase 20 mil brinquedos foram entregues. Portanto, estamos repletos de gratidão em um dia tão maravilhoso como este.”

Agradecimentos

A missa dedicada a Nossa Senhora da Aparecida foi presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida e primeiro seminarista da Arquidiocese de Brasília. Isso ocorreu devido à convocação do cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo da capital federal, pelo Papa Francisco para participar do Sínodo Ordinário dos Bispos no Vaticano.

O cardeal expressou sua alegria ao afirmar: “Estamos profundamente gratos por este dia, no qual podemos agradecer a Deus pelas graças recebidas e, ao mesmo tempo, fazer nossas preces a Nossa Senhora Aparecida.” Ele também destacou a unidade com o Santo Padre em suas intenções pela paz global, com especial atenção a Israel e à Palestina.

Para Carlos Donizetti, de 58 anos, participar das celebrações em honra a Nossa Senhora da Aparecida é um ato de amor a Deus. Ele compartilhou: “Este é um momento de imensa importância, no qual a mãe de Jesus está presente para nos confortar. Rogo para que nossa querida mãe cuide de nossos irmãos que enfrentam conflitos, das pessoas que vivem nas ruas, daqueles que sofrem com a fome e necessidades diárias.”

Um dia de festa

A programação dedicada a Nossa Senhora Aparecida teve início na parte da manhã, às 9h, com uma missa voltada especialmente para as crianças. O bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, que estreava nas celebrações em honra à padroeira, presidiu a cerimônia. Os cânticos litúrgicos foram executados pelo coral infantil da Paróquia Imaculada Coração de Maria.

Na tarde, as festividades prosseguiram com um comovente show oracional realizado pelo frei Gilson, membro da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, às 15h. O religioso expressou sua alegria ao testemunhar a participação das pessoas que permaneceram por uma hora e meia, sob o calor do sol de Brasília, entoando cânticos e fazendo suas preces de coração. Ele comentou: “É incrível ver as pessoas se reunindo para orar; isso me faz acreditar em um futuro promissor.”

Tatiane Cristina da Silva, de 38 anos e técnica de informática, chegou à Esplanada dos Ministérios às 14h e estava disposta a permanecer sem um horário definido para partir. Ela compartilhou seu profundo vínculo com a festa, explicando: “Participo deste evento há quase 20 anos. Sinto que é um chamado. Quando estamos aqui, parece que estamos mais próximos dela. É assim que me sinto. Este é o momento de agradecer por todas as graças que ela nos concedeu ao longo do ano. Só vou embora quando tudo terminar.”

Após a liturgia, os fiéis se uniram em uma procissão pela Esplanada, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a mesma que o Papa João Paulo II usou quando visitou Brasília em 1991. Durante o trajeto, três bênçãos especiais foram oferecidas: a primeira destinada aos enfermos, a segunda aos líderes governamentais e a terceira às famílias.

Preparativos

A Catedral Metropolitana de Brasília passou por extensos preparativos em antecipação ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. A iluminação exterior foi restaurada pela Companhia Energética de Brasília (CEB) depois do roubo de 200 metros de cabos de cobre ocorrido no início deste mês. O reparo teve um custo de R$ 6.820,03 e envolveu a mobilização de sete eletricistas.

Além disso, as calçadas nas proximidades do templo católico foram submetidas a manutenção, realizada por meio do programa GDF Presente em colaboração com a administração regional do Plano Piloto e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Para completar, o espelho d’água foi limpo e reabastecido com a contribuição de 23 caminhões-pipa.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias