- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEleições nas Escolas Públicas do DF: Escolha de Diretores e Participação Comunitária

Eleições nas Escolas Públicas do DF: Escolha de Diretores e Participação Comunitária

Processo Eleitoral para Gestão Escolar e a Importância da Participação Ativa.

A eleição para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares das escolas públicas do Distrito Federal ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 25, em 702 unidades de ensino. A votação será realizada de forma ininterrupta, das 7h30 às 21h, tanto nas escolas urbanas quanto nas rurais. Podem exercer o voto os estudantes a partir dos 13 anos, mães, pais, responsáveis legais, professores (temporários e efetivos) e outros servidores das carreiras Magistério e Assistência.

Para votar, é necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A votação acontecerá na própria escola onde o estudante está matriculado e os servidores estão lotados. Cada família terá direito a um único voto, ou seja, somente o pai, a mãe ou o responsável poderá votar. Os eleitos terão um mandato de quatro anos, assumindo os cargos em 2 de janeiro de 2024 e permanecendo até 31 de dezembro de 2027. No total, foram homologadas 4.488 candidaturas para o conselho escolar e 797 chapas inscritas para os cargos de diretor e vice-diretor. Escolas que não tenham chapas ou candidatos interessados, por qualquer motivo, realizarão novas eleições em até 180 dias após a data da votação.

Neste ano, o processo de escolha será realizado com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que disponibilizará urnas de lona e cabines de votação, e do Sindicato dos Professores (Sinpro), que também fornecerá urnas de lona. Após o encerramento das votações, a apuração começará, com os resultados de cada escola previstos para serem divulgados ainda na quarta-feira, dia 25. No entanto, a homologação do resultado final das eleições, após a apresentação e análise de recursos, ocorrerá em 4 de dezembro.

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF, enfatiza a importância da participação ativa da comunidade escolar no processo eleitoral, promovendo a transparência e a gestão responsável no ensino público. Ela destaca que este é um momento crucial, permitindo que estudantes, pais, responsáveis, professores e servidores participem ativamente da gestão da escola, escolhendo, por meio do voto, os diretores, vice-diretores e conselheiros escolares que liderarão a escola nos próximos quatro anos. Hélvia Paranaguá incentiva todos a exercerem seu direito de escolha das pessoas que cuidarão da escola e trabalharão para melhorar a educação no Distrito Federal.

Os candidatos não podem levar materiais de campanha para as escolas no dia da votação, uma vez que as campanhas eleitorais terminaram no domingo, dia 22. Todos os materiais expostos até essa data podem permanecer no local até o dia da votação, mas nenhum novo material pode ser exibido a partir da segunda-feira, dia 23. No dia das votações, é permitido o uso de camisetas com a identificação da chapa ou do candidato, mas não serão permitidas atividades de campanha. Além disso, os candidatos só podem estar nas escolas no dia da votação se estiverem votando ou se estiverem inscritos como fiscais de chapa ou de candidaturas ao conselho escolar.

Continue Lendo

Conheça os Canais para Denunciar Incêndios Florestais no DF

Com o crescente número de incêndios florestais na capital – só na quarta-feira (18), foram 120 ocorrências registradas e 2.493.327 metros quadrados de área...

Câmara Legislativa debate criação de Programa para Combater Queimadas

O aumento das queimadas no Distrito Federal provocou uma das maiores crises ambientais da história local. Em resposta a essa situação alarmante, o deputado...

Comentários

Últimas notícias