- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalRevolução na Comunicação: Programa DF Libras CIL Online

Revolução na Comunicação: Programa DF Libras CIL Online

Acesso Total e Inclusivo aos Serviços Públicos para a Comunidade Surda.

O Programa DF Libras CIL Online foi lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no Salão Nobre do Palácio do Buriti nesta quarta-feira (6). Essa iniciativa possibilita que pessoas com deficiência (PcDs) se comuniquem de maneira acessível e digital com os órgãos públicos, oferecendo suporte integral e diário. Por meio de uma plataforma virtual, os deficientes auditivos terão acesso simplificado a intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao acessar a interface, é garantido o atendimento online relacionado às demandas de qualquer órgão público.

Durante o evento de lançamento, a vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou que o programa visa assegurar os direitos e garantias das pessoas com deficiência auditiva. Segundo ela, o DF Libras CIL Online proporciona acessibilidade total à comunidade surda, com tradução simultânea disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Através do aplicativo, os surdos terão acesso facilitado a atendimentos nas secretarias e serviços públicos, proporcionando verdadeira acessibilidade à vida cotidiana das pessoas com deficiência.

Mayara Noronha Rocha, primeira-dama e chefe-executiva de Políticas Sociais, ressaltou a integração do governo e a coordenação da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF como um dos pontos fortes do programa. Ela enfatizou que a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo faz a diferença na ampliação da acessibilidade.

O DF Libras CIL Online oferece atendimento à comunidade surda por meio de videochamadas em tempo real, com intermediação de intérpretes de Libras, todos os dias da semana e em qualquer horário. O aplicativo está disponível para download em diversas plataformas, e os usuários previamente cadastrados junto ao GDF podem acessar o serviço de forma rápida e eficiente. Essa iniciativa representa um avanço significativo na comunicação acessível para a comunidade surda, proporcionando independência e emancipação aos usuários, conforme destacou o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos. A tecnologia inclusiva do programa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Secti-DF). A estudante Lorrane Marra elogiou a iniciativa, afirmando que a acessibilidade é fundamental em diversos contextos da vida diária da comunidade surda.

Continue Lendo

Câmara Legislativa do DF recebe exposição do artista surdo Marcos Anthony

Após atrair milhares de visitantes no Museu Nacional da República, a exposição "Do Silêncio, Fez-se Arte", do artista surdo Marcos Anthony, chega ao Espaço...

Cruzeiro recebe dois novos campos sintéticos, calçadas renovadas e reforma da via principal

Os mais de 30 mil moradores do Cruzeiro têm motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (4), o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou novas melhorias...

Comentários

Últimas notícias