Com o Túnel Rei Pelé operando plenamente desde junho, o Governo do Distrito Federal está implementando uma série de medidas de manutenção para garantir a conservação, preservação e sustentabilidade da estrutura, bem como dos sistemas de ventilação, monitoramento e automação. Como parte dessas ações, a pista sul do túnel (sentido Ceilândia/Plano Piloto) será temporariamente fechada nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, das 22h às 5h.
A decisão foi tomada considerando principalmente o impacto no tráfego e a segurança de todos os colaboradores envolvidos. O Secretário de Obras, Luciano Carvalho, detalhou o planejamento das atividades. “Ficou definido que as ações de manutenção serão executadas sempre no período noturno, quando o fluxo de veículos é reduzido. Como alternativa, sugerimos que os motoristas transitem pela avenida central, situada na parte superior do túnel”.
Para garantir a operação contínua do Túnel Rei Pelé, é essencial que todos os sistemas estejam em pleno funcionamento. O subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras, Ricardo Terenzi, explicou a complexidade dos sistemas interconectados, ressaltando a importância dessas manutenções periódicas. “São vários sistemas atuando em conjunto e todos conversando entre si. Se um desses sistemas falha por qualquer motivo, os demais são diretamente afetados. Por isso, essas manutenções periódicas, mais do que necessárias, são fundamentais”.
Por fim, o Secretário de Obras enfatizou a consciência dos transtornos que o fechamento temporário do túnel pode causar aos usuários, mas assegurou que a intenção é minimizar o impacto na população. “Sabemos que o fechamento do túnel traz transtornos aos usuários. Nossa intenção é causar o menor impacto à população e realizar a manutenção dessa obra de arte especial imprescindível para a mobilidade urbana do DF. Lembrando que a população será avisada com antecedência sobre toda e qualquer ação de manutenção que se fizer necessária”.